O que é o papiledema?

Índice

O que é o papiledema?

O que é o papiledema?

O papiledema é uma doença em que o aumento da pressão no cérebro ou em volta do cérebro faz inchar parte do nervo óptico dentro do olho. Os sintomas podem ser distúrbios volantes na visão, dor de cabeça, vômito ou uma combinação desses fatores.

O que é um edema na pupila?

Edema de papila se refere a uma alteração oftalmoscópica caracterizada pelo velamento e elevação das margens a papila ou disco do nervo óptico (Figura). Assim, é um quadro sindrómico que ocorre em uma série de afeções do nervo óptico sendo o seu diagnóstico diferencial extremamente importante.

O que pode causar hipertensão intracraniana?

O que causa a hipertensão intracraniana AVC; Tumor cerebral; Infecção no cérebro, como meningite ou encefalite; Hidrocefalia.

O que causa a papiledema?

O papiledema é um sinal de pressão intracraniana elevada quase sempre bilateral. Possíveis causas são: Tumor ou abscesso cerebral. Trauma ou hemorragia cerebral.

Qual o tratamento para edema de papila?

Pode ser necessário recorrer à medicação ou à cirurgia para aliviar a pressão. A terapia específica deve ser direcionada para a lesão da massa subjacente, se presente. Os diuréticos podem ser úteis em casos selecionados, especialmente casos de hipertensão intracraniana idiopática .

Quais são os sinais de hipertensão intracraniana?

Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.

Quais são as linhas papilares que aparecem nas impressões?

  • Elas formam traços alheios ao sistema de linhas papilares que aparecem nas impressões com relativa freqüência (fig. 47).

Qual o diagnóstico de pseudo-hipertensão?

  • O diagnóstico de pseudo-hipertensão, presente em muitos pacientes idosos, pode ser esclarecido com manobras simples. Esse diagnóstico decorre da rigidez das artérias, com calcificação, com sequente à idade avançada.

Quais são os tipos de papilas?

  • Existem três tipos que são classificados de acordo com a sua morfologia. Papilas fungiformes – estão espalhadas em dois terços a superfície anterior da língua e possuem uma forma semelhante a um pino. Podem apresentar até cinco botões gustativos.

Qual a pressão arterial do idoso?

  • A medida da pressão arterial no indivíduo idoso apresenta uma série de particularidades, entre elas a maior variabilidade dos valores obtidos devido às alterações nos barorreceptores, o que pode dificultar o diagnóstico e o seguimento.

Postagens relacionadas: