O que significa produção de hortaliças?

Índice

O que significa produção de hortaliças?

O que significa produção de hortaliças?

A produção de hortaliças ou Olericultura que engloba a produção de culturas folhosas (alface e couve), raízes (cenoura e batata-baroa), bulbos (cebola e alho), tubérculos (batata) e frutos diversos (tomate, berinjela, quiabo) é das atividades agrícolas de maior intensidade no uso da terra e seus recursos.

O que é horticultura e olericultura?

A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.

Quais as características das olerícolas ou hortaliças?

As hortaliças têm as seguintes características: Consistência macia, não lenhosa. Ciclo curto, até 120 dias. Exigência de tratos culturais intensivos.

Quais são as características da olericultura?

A característica mais marcante da olericultura é o fato de ser uma atividade agroeconômica altamente intensiva em seus mais variados aspectos, em contraste com outras atividades agrícolas extensivas. Sua exploração econômica exige alto investimento na área trabalhada, em termos físicos e econômicos.

Quais são os elementos necessários para a produção de hortaliças?

A grande maioria das hortaliças, vegetais e até mesmo ervas cultivadas em hortas gostam e principalmente precisam de horas de exposição ao sol. Ainda que existam espécies menos exigentes, a maior parte delas precisa de pelo menos 5 horas diárias de contato direto com a luz.

Quais os elementos necessários para a produção de hortaliças *?

As mais comuns são enxada, pá, tesoura de poda, colher de transplante, pulverizador, carrinho de mão e regador, mas tudo depende do tamanho da sua horta e do que você pretende cultivar. Todos esses itens devem ser lavados e bem secados após o uso, para evitar a ferrugem e aumentar a sua vida útil.

Por que são hortaliças?

  • Elas também costumam ser chamadas de hortaliças, pois normalmente são plantas cultivadas em hortas. As verduras são reconhecidas por terem um baixo teor de carboidratos e de calorias. E, por possuírem pouca durabilidade, é importante verificar a sua qualidade e cortá-las próximas à hora do consumo.

Quais são as hortaliças-fruto?

  • Hortaliças-fruto Nesta categoria de hortaliças, compreendem vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. Fazem parte deste grupo de hortaliças as melancias, os quiabos , as ervilhas, os pimentões, os tomates , os jilós, entre outros.

Quais são as inflorescências de hortaliças?

  • Talos e inflorescências: aipo, alcachofra, alho-poró, aspargo, brócolis, couve-flor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções de hortaliças por dia. E como nenhum nutriente por si só fornece todos os nutrientes para uma boa nutrição, o indicado é sempre mesclar esses tipos.

Qual a melhor forma de preparar hortaliças?

  • A escolha dos alimentos e a higienização são os primeiros passos para uma alimentação saudável. Mas saber a melhor forma de preparado é essencial, não só para poder absorver todos os nutrientes que as hortaliças possuem, como também para deixar o sabor muito mais agradável e assim ser um prazer comer bem. Confira o que não pode deixar de fazer:

Postagens relacionadas: