Quais os instrumentos da medicina legal?

Quais os instrumentos da medicina legal?

Quais os instrumentos da medicina legal?

Agentes mecânicos:

  • Arma propriamente dita: (punhais,revólveres, soqueiras)
  • Armas eventuais: (faca, navalha, foice, facão, machado)
  • Armas naturais: (punhos, pés, dentes)
  • Diversos meios imagináveis: (máquinas, animais, veículos, quedas,explosões, precipitações).

O que é um instrumento Vulnerante?

instrumento vulnerante que age por pressão sobre um ponto. Tem como exemplo aquele produzido por agulha ao se aplicar uma injeção. Um instrumento perfurante: ... Atua sempre por pressão sobre um ponto.

Quais são instrumentos que produzem lesões cortantes?

Sendo assim, tem como exemplo de instrumentos cortantes a navalha, bisturi, faca, lâmina de barbear, estilhaços de vidro e até mesmo o papel que pode provocar lesões significativas na pele.

O que é Rubefação Medicina Legal?

O que é uma RUBEFAÇÃO? É uma lesão de natureza leve, provocada por uma AÇÃO CONTUNDENTE, em decorrência da vasodilatação dos vasos sanguíneos locais.

O que pode provocar ferimentos incisos?

São causadas por um mecanismo de ação que perfura e contunde por instrumentos pontiagudos com gume, esses instrumentos agem por pressão e secção geralmente os instrumentos possuem 1 gume (faca, peixeira, canivete etc.), 2 gumes (punhal e alguns tipos de facas etc.) ou 3 gumes (lima).

O que é ferida Punctoria?

São instrumentos que tem ponta e gume/gumes, ponta e ângulos. Atuam como os isntrumentos perfurantes: pressão. Enquanto as feridas punctórias são desprovidas de gravidades, as feridas perfuroincisas são bem mais profundas, pois quando entram, os gumes e arestas facilitam a entrada do instrumento.

São exemplos de instrumentos contundentes?

Em outras palavras, instrumento contundente é todo aquele capaz de agir de maneira traumática sobre o organismo. Como por exemplo: pedras, paus, barras de ferro, taco de basebol, entre outros.

O que é instrumento Perfuro-cortante?

Instrumento perfurocortante é aquele dotado de uma ponta (ação perfurante) na extremidade de uma lâmina portadora de um ou mais gumes (ação cortante). A ação perfurocortante é causada por instrumento perfurante de ponta e gume. É o instrumento que soma as ações perfurante e cortante.

Quais são os instrumentos que causam lesões?

Exemplos de instrumentos cortantes: faca, bisturi, navalha, lâmina, estilhaço de vidro, papel, capim-navalha, etc....Em relação aos instrumentos causadores de traumas, eles podem ser classificados como:

  • Cortantes;
  • Perfurantes;
  • Perfurocortantes;
  • Contundentes;
  • Corto contundentes e.
  • Perfuro contundentes.

O que são lesões corto contundentes?

Lesões corto-contundentes São os ferimentos ocasionados pelos instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume ou corte, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem maneja.

Como atua um médico traumatologista?

  • Tais sintomas geralmente aparecem após um trauma, que pode ser desde uma batida até uma lesão durante a prática de um esporte. Como atua um médico traumatologista? A função do traumatologista é, além de restaurar e reabilitar as funções do aparelho locomotor de uma pessoa, acompanhar sua recuperação e tratamento.

Qual é a especialidade da traumatologia?

  • Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos. Trata igualmente as lesões que afetam a locomoção.

Quais são as formas de tratamento dos traumas?

  • Quais são as formas de tratamento dos traumas? O médico traumatologista tem ao seu alcance vários métodos de tratamento. Como esta é uma área ampla, o tratamento vai depender da gravidade da lesão e do acidente, da área do corpo que foi afetada e do histórico médico de cada paciente.

Quais são as especialidades de Traumatologia e Ortopedia?

  • Para a legislação brasileira, traumatologia e ortopedia são especialidades unificadas. Por este motivo, geralmente os setores do hospital que tratam desta área são os mesmos, assim como em clínicas médicas especializadas. Quais são as lesões mais frequentes tratadas pela Traumatologia?

Postagens relacionadas: