O que são marcas e patentes na contabilidade?

Índice

O que são marcas e patentes na contabilidade?

O que são marcas e patentes na contabilidade?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

O que é uma marca é uma patente?

O que é patente A patente é um título de propriedade conferida pelo Estado, também concedido pelo INPI. O documento descreve uma invenção de um produto ou processo. Portanto, a invenção é patenteada, enquanto a marca é registrada.

Onde fica marcas e patentes no balanço patrimonial?

Dessa forma, as marcas e patentes serão registradas neste grupo do Balanço Patrimonial (BP) da empresa, ou seja, no subgrupo "Ativo Intangível (AI)".

Como contabilizar a marca de uma empresa?

Os custos que a empresa tiver para a criação de marcas próprias não devem ser registrados na conta Ativo Intangível, uma vez que não podem ser separados dos custos relacionados ao desenvolvimento do negócio como um todo. Nesse caso, devem ser registrados como custo ou despesa operacional.

O que é preciso para registrar marcas e patentes?

Solicitar o registro de marca de produto ou serviço

  1. Fazer o login. Login no Sistema e-INPI. ...
  2. Pagar a Guia de Recolhimento da União. Emissão e pagamento da GRU (relativa ao serviço). ...
  3. Acompanhar o serviço. Acompanhamento processual. ...
  4. Tomar conhecimento da decisão. ...
  5. Pagar nova Guia de Recolhimento da União. ...
  6. Obter o certificado.

Onde registrar uma marca ou patente?

Para isso, é preciso procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido, que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.

Qual a diferença de patentear e registrar?

Registrar patente é garantir proteção sobre um invento ou melhoramento de algum produto ou processo criados. Patentear é resguardar a invenção em si, e não uma marca.

Qual a diferença entre patentear e registrar?

O registro assegura que você está legalmente protegido contra cópias indevidas e que através do monitoramento você poderá impedir que outras empresas registrem marcas semelhantes a sua, no mesmo segmento. Já patentear é proteger, de acordo com a Lei da Propriedade Intelectual, as invenções junto ao INPI.

Como é a marca e a patente?

  • Apesar de serem duas coisas diferentes, marca e patente são muitas vezes confundidas e muita gente não sabe exatamente para o que servem e como garanti-las. A marca é uma marca registrada, que pode ser uma palavra, frase, uma imagem ou qualquer outra coisa para reconhecer a fonte de bens e serviços.

Qual a semelhança entre marcas e patentes?

  • A maior semelhança entre elas é a forma como é feito o pedido. No Brasil, o registro de marcas e patentes é feita pelo INPI, utilizando o sistema e-Marcas. Dentro do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), você consegue realizar o registro de marcas e patentes.

Quais são os patentes?

  • Patentes são invenções de novas tecnologias, seja de produtos, seja de processos de fabricação, ou de melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas.

Como fazer o registro de marcas e patentes?

  • No Brasil, o registro de marcas e patentes é feita pelo INPI, utilizando o sistema e-Marcas. Dentro do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), você consegue realizar o registro de marcas e patentes. Para fazer o registro, primeiro é preciso entender se realmente a sua empresa se encaixa como uma marca registrada.

Postagens relacionadas: