Como funciona a patente de marca?

Índice

Como funciona a patente de marca?

Como funciona a patente de marca?

O registro de patentes e marcas é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio de um procedimento burocrático, mas muito importante para o empreendedor. Esse processo visa à proteção e à garantia de direitos sob invenção ou marca e traz diversas vantagens ao negócio.

Qual a taxa de amortização de marcas e patentes?

3.2.1) Marcas e patentes: Portanto, os gastos com patentes podem ser amortizados dentro desse período. Para tanto, a taxa de amortização da patente será o resultado da divisão de 100% (cem por cento) pelo número de anos de duração, conforme fixado na legislação especial.

Para que serve patentear uma marca?

A patente protege o inventor perante a lei contra a utilização de sua invenção sem autorização por terceiros. Patentear algo lhe dá o direito de uso e/ou comercialização com exclusividade da invenção por até 20 anos, contados a partir da data da entrada do pedido.

Como contabilizar despesas com registro de marcas e patentes?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

Qual a vida útil de marcas e patentes?

A entidade deve atribuir vida útil indefinida a um ativo intangível quando, com base na análise de todos os fatores relevantes, não existe um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a entidade.

Qual a classificação das marcas e patentes?

  • Esse é um questionamento que o gestor da empresa poderá te fazer em uma auditoria da sua empresa por exemplo. Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil.

Como medir o valor de marcas e patentes?

  • Medir o valor de marcas e patentes, então, pode ser difícil devido justamente a incerteza da mensuração de seus valores e da estimação de suas vidas úteis. Apesar disso, essa não é uma questão que deve ser ignorada, já que ambos são valiosos para um negócio.

Por que registrar marcas e patentes?

  • Muitos empresários ainda enxergam o registro de marcas e patentes como uma forma de protegerem seu negócio da concorrência desleal, mas, com ele, também é possível garantir seu reconhecimento no mercado, gerar lucro, além de aumentar seu valor perante investidores, no preço de ações e aplicações.

Qual o valor do registro de patentes?

  • Assim como no caso das marcas, os custos com o registro de patentes também costumam ocorrer no início da atividade de empresa ou no início de novas criações. O valor da patente, então, será a soma dos dispêndios necessários ao seu registro ou, se for o caso, a importância paga pela aquisição a terceiros.

Postagens relacionadas: