O que são marcadores celulares?

O que são marcadores celulares?
Marcadores biológicos são componentes celulares, estruturais e bioquímicos, que podem definir alterações celulares e moleculares tanto em células normais quanto aquelas associadas a transformação maligna.
O que é um marcador Imunologico?
Citocinas são moléculas que desempenham um papel importante na ativação de células de defesa do organismo e na magnitude da resposta imune. O estudo destes fatores imunológicos poderá servir para a identificação precoce de casos com maior probabilidade de evolução para formas graves da doença.
Quais são os marcadores de uso?
- Marcadores “Negativos” (queda proporcional): Albumina, Transferrina, Transtirretina. Em especial, destacaremos os dois principais marcadores de uso na prática clínica: a proteína C reativa (PCR) e a velocidade de hemossedimentação (VHS). A ênfase será nos aspectos práticos de seu uso:
Quais são marcadores biológicos?
- Biomarcadores ou marcadores biológicos são entidades que podem ser medidas experimentalmente e indicam a ocorrência de uma determinada função normal ou patológica de um organismo ou uma resposta a um agente farmacológico.
Quais são os marcadores moleculares?
- Os marcadores moleculares surgiram devido à necessidade da detecção de polimorfismo genético diretamente no DNA e representam o terceiro grupo de marcadores. Um marcador molecular é definido como qualquer fenótipo molecular oriundo de um gene expresso ou de um segmento específico de DNA (Ferreira & Grattapaglia, 1998).
Quais são os marcadores cardíacas?
- Marcadores cardíacos são substâncias liberadas no sangue quando há lesão cardíaca. A medida desses marcadores é usada para diagnosticar, avaliar e monitorar pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda.