Qual a diferença entre medicamentos de ação local e ação sistêmica?

Índice

Qual a diferença entre medicamentos de ação local e ação sistêmica?

Qual a diferença entre medicamentos de ação local e ação sistêmica?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

O que são medicamentos sistêmicos?

Tratamentos sistémicos são aqueles que são administrados por via oral na forma de comprimidos ou xaropes, ou aqueles que são injetados sob a pele (por via subcutânea), no músculo (por via intramuscular) ou nas veias (por via intravenosa).

O que é efeito sistémico de um fármaco?

Tópica - tem efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja a ação. Enteral - tem efeito sistêmico (não local), em geral a substância é ingerida e absorvida via trato digestivo. Parenteral - tem efeito sistêmico, mas a substância é recebida e absorvida em outra forma que não o trato digestivo.

Qual o tipo de ação do medicamento explique?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

O que são ações sistêmicas e locais dos medicamentos?

Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

Como se dá a absorção dos farmacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Qual a ação do medicamento?

  • Ação do medicamento O medicamento pode ter uma ação química, podendo ser: Profilática: possui ação preventiva contra doenças. – Exemplo: as vacinas. Curativa: possui ação curativa, podendo curar doenças. – Exemplo: os antibióticos. Paliativa: possui capacidade de diminuir sinais e sintomas das doenças, porém não proporciona ...

Quais são os medicamentos utilizados na administração de medicamentos?

  • Diuréticos: usados para aumentar a excreção de água e eletrólitos pelos rins. Exemplos: hidrocloratiazida, furosemida. A administração de medicamentos é uma das práticas mais realizadas pelos profissionais de saúde, por isso é importante conhecer a ação e a classe dos medicamentos.

Qual a finalidade do medicamento?

  • Garantir a presença no local de ação específico. Facilitar a ingestão da substância ativa. Proteger o medicamento, devido a restrições físico-químicas de substâncias ou princípio(s) ativo ( s) do medicamento.

Quais são os músculos utilizados na administração do medicamento?

  • Os músculos mais utilizados são o deltóide - até 02 ml, vasto lateral da coxa (terço médio) e grande glúteo (quadrante superior externo) – até 05 ml. Intra-arterial - É a administração do medicamento diretamente na artéria. É aplicada para localizar seu efeito em determinado órgão ou tecido.

Postagens relacionadas: