O que é medicamento trombolítico?

Índice

O que é medicamento trombolítico?

O que é medicamento trombolítico?

A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal.

Quais são os fármacos trombolíticos fibrinolíticos disponíveis utilizados?

Atualmente, existem vários agentes fibrinolíticos disponíveis para uso clínico: estreptoquinase(SK), anisteplase (APSAC), uroquinase de dupla cadeia (tcu-PA), uroquinase de cadeia única (scu-PA), alteplase(t-PA), e seus derivados: reteplase (r-PA) e tenecteplase(TNK- tPA).

Quando Trombolisar Avci?

em casos de AVC hiperagudo, onde os sintomas já estão melhorando, mesmo assim vale a pena realizar a trombólise venosa quando o paciente estiver dentro da janela de tempo, pois pode-se estar de frente para uma oscilação dos sintomas (os quais podem voltar a piorar horas depois)

Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?

1. Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.

Como administrar Tromboliticos?

Sua administração é por via endovenosa. Os pacientes em uso de estreptoquinase podem apresentar, como efeitos colaterais: sangramento espontâneo grave, hemorragia cerebral, hipersensibilidade e reações anafiláticas, febre, calafrios, hipotensão e broncoespasmo.

Quais os tipos de fibrinolíticos?

Na prática, temos três gerações de fibrinolíticos disponíveis: estreptoquinase, alteplase e tenecteplase, essa última com alta afinidade à fibrina. As complicações hemorrágicas, embora raras, devem ser identificadas e tratadas de forma precoce.

Qual o efeito do trombolítico?

  • Infelizmente, qualquer trombolítico pode ter um efeito colateral grave e potencialmente fatal: o sangramento. Os sangramentos variam de leve a graves e incluem os seguintes locais: Após o uso do trombolítico, é comum ocorrer um discreto sangramento na pele e gengiva que não gera nenhum problema para o paciente.

Qual a contraindicação do trombolítico?

  • Para minimizar os efeitos colaterais, o mais importante é respeitar as contra-indicações. Segundo US National Libray of Medicine, o trombolítico está contra-indicado nas seguintes situações: A medicação sempre deve ser administrada em hospital, em sala de emergência ou UTI.

Qual a origem do nome trombolítico?

  • O nome trombolítico tem origem na palavra " trombólise" que significa " quebrar " ou " diluir " um trombo. Esse procedimento é realizado visando restaurar o fluxo sanguíneo de uma artéria ou veia. Historicamente, os medicamentos trombolíticos revolucionaram o tratamento de muitas condições fatais.

Como usar o trombolítico em casos de embolia?

  • O uso do trombolítico também auxilia muito casos graves de embolia. O trombolítico utilizado é a alteplase ou a tecneteplase. Deve ser iniciado rapidamente, mas poder ser empregado até 48h-72h do início da embolia maciça. Algumas vezes, trombolíticos são empregados em condições não usuais.

Postagens relacionadas: