O que é o significado de caverna?

Índice

O que é o significado de caverna?

O que é o significado de caverna?

1 Cavidade de qualquer forma ou tamanho em monte, rochedo ou sob a terra; antro, buraco-soturno, furna, gruta: “[…] ... 2 fig Parte mais íntima ou secreta; âmago, centro, cerne: Uma tristeza que lhe vinha das cavernas da mente. 3 fig Lugar lúgubre, sombrio, soturno.

Para que serve a caverna?

As cavernas também foram utilizadas, em idades remotas, como ambiente seguro e moradia para o homem primitivo, fato comprovado pela imensa variedade de evidências arqueológicas e pela arte rupestre. Em alguns casos essas cavidades também podem ser chamadas de tocas, lapas ou abismos.

Qual é o sinônimo de gruta?

12 sinônimos de gruta para 1 sentido da palavra gruta: Caverna: 1 algar, antro, caverna, cavidade, cova, covil, fossa, furna, lapa, depressão, gruna, subterrâneo.

O que significa caverna no dicionário bíblico?

Significado de Caverna substantivo feminino Cavidade profunda e extensa aberta em rocha; antro, gruta.

Qual é a história da caverna?

  • A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. Também conhecida como Alegoria da Caverna ou Caverna de Platão, esta história está presente no Livro VII da obra A República.

Qual o significado do mito da caverna?

  • O Mito da Caverna chama atenção por manter-se atual. A alegoria de Platão pode ser interpretada como uma crítica aos que, por preguiça ou falta de interesse, não questionam a realidade e aceitam as ideias impostas por um grupo dominante. Saiba mais sobre o significado de Mito.

Quais são os principais elementos da caverna?

  • Os principais elementos estão dispostos abaixo: Prisioneiros: os prisioneiros da caverna somos nós mesmos, os cidadãos comuns. Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas.

Por que eles deveriam sair da caverna?

  • Os outros prisioneiros, ao ver isto, concluiriam que sair da caverna tinha causado graves danos ao companheiro e, por isso, não deveriam sair dali nunca. Se o pudessem fazer, matariam quem tentasse tirá-los da caverna. Platão não buscava as verdadeiras essências na simples Phýsis, como buscavam Demócrito e seus seguidores.

Postagens relacionadas: