O que é o hospedeiro suscetível?

O que é o hospedeiro suscetível?

O que é o hospedeiro suscetível?

Esse hospedeiro pode ser suscetível ou resistente, sendo que um hospedeiro suscetível não apresenta resistência a esse agente patogênico e pode contrair a doença. No sentido figurado, uma pessoa suscetível é uma pessoa melindrosa, que fica ofendida com qualquer coisa.

O que é um reservatório de agentes infecciosos?

RESERVATÓRIO DE AGENTES INFECCIOSOS (fonte primária de infecção): qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo, matéria ou uma combinação deles, no qual normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso, que depende desse meio para sua sobrevivência, reproduzindo-se de modo tal que pode ser transmitido a um ...

O que é reservatório inanimado?

Os veículos inanimados são: água, ar, alimentos, solo e fômites. Fômite pode ser entendido como qualquer objeto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos (de germes a parasitas), de um indivíduo a outro.

Qual a definição de reservatório?

Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros.

Qual a diferença entre o agente etiológico é o hospedeiro?

A diferença entre vetor e agente etiológico é que esse último causa a doença, mas o vetor transporta o agente etiológico. A malária, por exemplo, é provocada por protozoários do gênero Plasmodium (agente etiológico), que são transmitidos pela picada do mosquito (vetor) do gênero Anopheles infectado.

Quais são os tipos de hospedeiros?

Hospedeiro

  • Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. ...
  • Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

Quais são os reservatórios infecciosos?

O agente infeccioso depende do reservatório para sua sobrevivência, para que possa ser transmitido a um hospedeiro susceptível. Podem comportar-se como reservatórios o ambiente, os humanos e os animais ou a combinação deles.

O que é reservatório humano?

Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros.

Qual o significado da palavra hospedeiro?

  • Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista. A palavra deriva do latím hospitator , significando visita, hóspede.

Quem é o hospedeiro definitivo?

  • Hospedeiro definitivo: designa a um ser vivo que é imprescindível para o parasita já que este desenvolverá principalmente sua fase adulta nele. É aquele que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.

Quais são os tipos de hospedeiros?

  • Outro exemplo é o das espécies de Plasmodium que infectam aos seres humanos, protistas apicomplexos que produzem a malária, caso no qual o hospedeiro secundário é um mosquito do gênero Anopheles; o qual age como vector da doença. Em função de sua utilidade para o parasita existem vários tipos de hospedeiros:

Quais são as patologias desse tipo de hospedeiro?

  • Exemplos desse tipo de hospedeiro são alguns peixes grandes, que ingerem peixes menores contaminados com larvas de Diphyllobothrium. O processo termina quando o ser humano ingere o peixe maior, geralmente cru. Agora, veja alguns exemplos de patologias, além da esquistossomose, que têm hospedeiros no seu ciclo de ocorrência: Febre amarela.

Postagens relacionadas: