Qual a política de segurança da informação?

Qual a política de segurança da informação?

Qual a política de segurança da informação?

A política de segurança da informação (PSI) é um conjunto de padrões, normas e diretrizes a todos os colaboradores que utilizam infraestrutura de TI da empresa. Ela tem como objetivo garantir a proteção das informações corporativas contra eventuais ameaças que possam prejudicar sua operação.

Qual o objetivo da política de segurança da informação?

Uma política de segurança da informação ou PoSIC ( Politica de segurança das informações e comunicações) que tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança em uma organização, estabelecendo regras e padrões para proteção da informação.

Quais as fases de definição do PSI política de segurança da informação?

A segurança da informação se baseia em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. ... O terceiro estabelece que as informações precisam estar sempre disponíveis para os autorizados, conforme o solicitado. Ao seguir esses pontos, há maiores garantias sobre a efetividade de ações.

O que é uma vulnerabilidade e como pode ser classificada?

Vulnerabilidade são pontos fracos nos ativos da informação que podem ser explorados ou apresentar falhas, gerando incidentes de segurança da informação. As vulnerabilidades podem ser de desenvolvimento, operacionais ou físicas, podem ser maliciosas ou não, tal como podem ser os agentes que as exploram.

Quem deve receber acesso a Política de Segurança da Informação?

Com já dito, uma política de informação deve atender aos requisitos da empresa. No entanto, essa etapa não pode ser feita só com profissionais do setor de TI, mas por todos os setores da organização, abrangendo diferentes equipes, visto que ela será aplicada e replicada todos os funcionários.

Quem deve realizar as políticas de segurança da informação?

Com já dito, uma política de informação deve atender aos requisitos da empresa. No entanto, essa etapa não pode ser feita só com profissionais do setor de TI, mas por todos os setores da organização, abrangendo diferentes equipes, visto que ela será aplicada e replicada todos os funcionários.

Quais as principais fases para elaboração de uma política de segurança da informação?

definição de regras para uso de credenciais e senhas de acesso; formulação de planos de gerenciamento de riscos e de contingência; elaboração de cronogramas de backup; ... definição de políticas acerca da atualização de softwares.

Como implementar a política de segurança da informação?

  • Uma vez implantada a política de segurança da informação, o aumento da transparência e a elevação da eficiência do negócio surgem como consequências naturais. Essa política deve ser mais clara possível, para que os colaboradores entendam como organizar a informação seguindo um padrão para facilitar os fluxos de processos em todas as escalas.

Como a política de segurança da informação está deixando de ser opcional?

  • Como destacado, a Política de Segurança da Informação está deixando de ser opcional e se tornando um item obrigatório para a maioria das empresas — inclusive, fundamental para o sucesso delas no mercado.

Como é obtida a segurança da informação?

  • A segurança da informação é, então, obtida pela implantação de uma gama de controles que incluem procedimentos de rotina (como as verificações de antivírus), infraestrutura de hardware e software (como a gestão de soluções para assinatura eletrônica de documentos ), além da criação de uma política devidamente documentada.

Como se desenvolve a segurança da informação?

  • A segurança da informação, como dito, se desenvolve como uma metodologia, seguindo-se uma sistemática e conceitos próprios da área. Assim, é fundamental estudar e planejar essa tarefa para que possa se adaptar à empresa e, mais do que isso, cumprir o seu papel.

Postagens relacionadas: