Quando o lhe é pronome possessivo?

Índice

Quando o lhe é pronome possessivo?

Quando o lhe é pronome possessivo?

Refira-se que, na oração apresentada, o -lhe, pronome pessoal átono, assume o valor de possessivo, porque substitui, por exemplo, a sua ou é equivalente à construção possessiva a... ... Neste caso, o pronome pessoal átono funciona como um possessivo: «o cão mordeu-lhe na perna» = «o cão mordeu na sua perna/na perna dele».

Qual é o pronome possessivo?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais são os exemplos de frases com pronomes possessivos?

  • Veja alguns outros exemplos de frases com pronomes possessivos para entender: 1 Oi, minha querida, como está? (carinho) 2 Pode deixar, meu senhor, isso será resolvido. (respeito) 3 Ouvi dizer que aquela casa deve ter seus 100 anos. (cálculo aproximado) 4 Olha aqui, seu miserável, não fuja da responsabilidade! (ofensa) More ...

Quais os defeitos do pronome possessivo?

  • Por exemplo: Marisa tem lá seus defeitos, mas eu gosto muito dela. 3- Em frases onde se usam pronomes de tratamento, o pronome possessivo fica na 3ª pessoa. Por exemplo: Vossa Excelência trouxe sua mensagem? 4- Referindo-se a mais de um substantivo, o possessivo concorda com o mais próximo. Por exemplo: Trouxe-me seus livros e anotações.

Quais são os pronomes possessivos no discurso?

  • Os pronomes possessivos, portanto, são usados quando se faz referência a alguma pessoa do discurso, mas colocando-a como possuidora/dona de alguma (s) coisa (s). O pronome possessivo, ao se relacionar com o substantivo, exerce a função de adjetivo, modificando-o/determinando-o. Por “pessoa do discurso”, compreende-se as seguintes:

Por que você não é um possessivo?

  • 1 - A forma seu não é um possessivo quando resultar da alteração fonética da palavra senhor. Por exemplo: Muito obrigado, seu José. 2 - Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como: a) indicar afetividade. Por exemplo:

Postagens relacionadas: