Qual a importância dos ácidos graxos?

Índice

Qual a importância dos ácidos graxos?

Qual a importância dos ácidos graxos?

Os ácidos graxos fazem parte da classe lipídica, amplamente difundida na natureza, alimentos e organismos, sendo um importante constituinte da membrana celular. Eles têm importantes funções biológicas, papéis estruturais e funcionais, e representam uma fonte de energia fundamental para o corpo humano.

Quais são os principais ácidos graxos essenciais?

Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-6) e o ácido linoleico (ômega-3). O primeiro está presente em grande quantidade nos óleos de milho e soja, enquanto o segundo, em vegetais de folhas verdes, no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos.

Qual é a importância do ácido?

Corpo Humano: Se absorvido pela pele, causa queimaduras internas e pode dissover até os ossos. O mais popular dos ácidos, ele é usado na indústria e na produção de fertilizantes. Plástico: Dependendo da concentração, derrete o plástico. Aço: Cria uma camada de ferrugem que impede a continuação da corrosão.

Qual a importância do ácido linoleico?

BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LINOLEICO CONJUGADO MAIS CONHECIDO COMO CLA. O CLA é um ácido gordo que existe naturalmente na carne e nos lacticínios. O CLA tem muitas funções no nosso corpo, mas uma especialmente interessante é a gestão do peso corporal. O CLA reduz a gordura e estimula a massa magra.

O que são ácidos graxos livres?

Ácidos graxos livres são pouco encontrados no organismo, estão mais frequentemente ligados a um álcool, como o glicerol, resultando nos triacilgliceróis ou nos glicerofosfolipídeos ou ligados a esfingosina, originando os esfingolipídios (SABARENSE; PELUZIO, 2008).

Quais são os principais ácidos graxos?

  • São os ácidos graxos que apresentam duas ou mais ligações pi entre os átomos de carbono. Veja a fórmula estrutural dos principais ácidos graxos poli-insaturados: É também chamado de ácido octadec-9,13-dienoico, pois apresenta dezoito átomos de carbono e duas ligações duplas (nos carbonos 9 e 13) em sua estrutura.

Por que os ácidos graxos são essenciais para o organismo?

  • De uma forma geral, os ácidos graxos são chamados de essenciais por não serem produzidos pelo organismo. Assim, é necessário que eles façam parte da nossa alimentação, já que desempenham diversos papéis para o organismo, a saber: Ajudam, de forma geral, no controle de inflamações, infecções e lesões;

Como é possível produzir um ácido graxo?

  • O organismo animal não é capaz de produzir um ácido graxo, assim, eles só podem ser obtidos por meio do consumo de óleos e gorduras. Como os óleos e gorduras são triacilgliceróis (ou triglicerídeos, formados por três grupos ésteres ), os ácidos graxos são utilizados apenas quando as estruturas dos óleos e gorduras são quebradas.

Quais são os benefícios dos ácidos graxos insaturados?

  • Já os ácidos graxos insaturados são encontrados em alimentos de origem vegetal que, quando consumidos de forma correta dentro da dieta, geram diversos benefícios para a saúde (falaremos sobre os benefícios adiante).

Postagens relacionadas: