Qual o conceito de úlceras de pressão?

Índice

Qual o conceito de úlceras de pressão?

Qual o conceito de úlceras de pressão?

A úlcera por pressão ocorre em virtude de mudanças degenerativas da pele e/ou tecido subcutâneo expostos às forças de pressão e cisalhamento. A pressão sobre a proeminência óssea prejudica a circulação sanguínea favorecendo a morte celular e o conseqüente aparecimento da úlcera (Figura 2).

Qual tipo de paciente está mais propenso a úlcera por pressão?

Pessoas com baixo peso corporal e proeminências ósseas salientes apresentam risco elevado para o desenvolvimento das UPP, contudo, as pessoas que apresentam excesso de gordura corporal também estão mais propensas a essas úlceras, devido ao fato de que o tecido adiposo é pouco vascularizado e não é elástico como outros ...

Quais os estágios de lesão por pressão?

Saiba reconhecer as características da lesão por pressão

  • Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece. ...
  • Lesão por Pressão Estágio 2: Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. ...
  • Lesão por Pressão Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total.

Qual a importância das úlceras de pressão?

  • A Direção Geral da Saúde na orientação nº de 9/5/11, refere que “as úlceras de pressão, são um problema de saúde pública e um indicador da qualidade dos cuidados prestados … estima-se que cerca de 95% das úlceras de pressão são evitaveis através da identificação precoce do grau de risco”.

Qual a prevalência das úlceras de pressão nos hospitais?

  • A prevalência de úlceras de pressão nos hospitais ronda os 11,5%, embora 95% dos casos sejam evitáveis. As úlceras que afetam os membros inferiores são lesões decorrentes de doenças venosas ou arteriais como hipertensão, varizes, trombose, aterosclerose e diabetes.

Quais são as espumas para ulceras de pressão?

  • Alginato de cálcio: são espumas muito utilizadas em ulceras de pressão para absorver as secreções liberadas e formar um ambiente ideal para a cicatrização. Podem também ser usadas caso exista sangramento, já que ajudam a parar a hemorragia. Normalmente, precisam ser trocadas a cada 24 ou 48 horas.

Quais são os estágios da úlcera por pressão?

  • Principais estágios da úlcera por pressão. Inicialmente, a úlcera por pressão aparece na pele apenas como uma mancha vermelha, mas com o tempo esse local pode apresentar uma pequena ferida que não cicatriza e que vai aumentando de tamanho. Dependendo do momento de evolução da úlcera, é possível identificar 4 estágios: Estágio 1

Postagens relacionadas: