Quais os fatores que influenciam a trabalhabilidade do concreto?

Índice

Quais os fatores que influenciam a trabalhabilidade do concreto?

Quais os fatores que influenciam a trabalhabilidade do concreto?

Fatores que afetam a trabalhabilidade: Fatores internos: Consistência; Traço do concreto; Granulometria do concreto; Forma do grão do agregado; Aditivos; Fatores externos: Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Características da peça.

O que é propriedade do concreto?

Propriedades no estado fresco No espaço de tempo que o concreto permanece plástico, as características de maior importância são: consistência, coesão e homogeneidade. A combinação dessas três características é denominada trabalhabilidade.

Quais os principais fatores que interferem no desempenho do aditivo?

De maneira prática, o desempenho do aditivo depende de fatores como: Cimento: tipo, marca, lote, local de fabricação, consumo (por m3); Adições: tipo e consumo (por m3) quando houver; Água: qualidade de acordo com a NBR 15900 (ABNT, 2009), consumo (por m3);

Por que a água é o principal fator que influi na consistência do concreto?

A água é um dos elementos essenciais na produção de concreto, pois ela reage com o cimento promovendo o endurecimento do concreto. Justamente por isso, um dos fatores que caracteriza a produção do concreto plástico é algo que chamamos de relação água/cimento.

Qual a diferença entre a trabalhabilidade e a altura do concreto?

  • Por estar diretamente relacionada à consistência do concreto, a trabalhabilidade também é indicada por meio do Slump Test. Quanto mais pronunciada for a diferença de altura, maior será a trabalhabilidade.

Qual o conceito de trabalhabilidade?

  • Surgido na virada do milênio, o conceito de trabalhabilidade faz referência ao desenvolvimento do potencial que cada indivíduo tem para gerar trabalho e, consequentemente, renda.

Qual a consistência do concreto?

  • A consistência do concreto é um dos principais fatores a serem analisados e influencia diretamente na trabalhabilidade, uma propriedade do estado fresco do concreto e que está relacionada a três características: maior facilidade de redução de vazios, de poros interligados e de adensamento do concreto;

Qual a diferença entre a altura e a trabalhabilidade?

  • Quanto mais pronunciada for a diferença de altura, maior será a trabalhabilidade. Para definir a trabalhabilidade, são considerados aspectos como características da obra, finalidade do concreto, processo executivo adotado, métodos de transporte, lançamento e adensamento. Veja dois fatores que interferem diretamente na trabalhabilidade:

Postagens relacionadas: