Quais são os transtornos afetivos?

Índice

Quais são os transtornos afetivos?

Quais são os transtornos afetivos?

Os principais tipos de transtornos afetivos são depressão, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade, mas há outros de menor significância clínica. Numa pessoa que tem um transtorno de humor, o estado emocional geral é distorcido ou inconsistente com suas circunstâncias e interfere com sua capacidade de funcionar.

Como agem as pessoas com transtorno bipolar?

As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.

Quais são os fatores de risco para transtorno bipolar?

Fatores de Risco

  • histórico familiar da doença;
  • estresse intenso;
  • uso e abuso de drogas recreativas e/ou álcool;
  • mudanças de vida e experiências traumáticas;
  • ter entre 15 e 25 anos, uma vez que homens e mulheres possuem as mesmas chances de desenvolver a doença.

O que é transtorno de humor afetivo orgânico?

Transtornos caracterizados por alteração do humor ou do afeto, habitualmente acompanhados de uma alteração do nível global da atividade, transtornos depressivos, hipomaníacos, maníacos ou bipolares (ver F30-F38), mas provocados por um transtorno orgânico.

O que é transtorno do humor afetivo não especificado?

F31.9 Transtorno afetivo bipolar não especificado Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite.

Quais são os principais transtornos afetivos?

  • Transtornos afetivos - quais são os principais? O que deve ser feito? - Os transtornos afetivos, também chamados transtornos do humor, são um conjunto de transtornos psiquiátricos que afetam o estado basal de ânimo das pessoas. Os principais tipos de transtornos afetivos são depressão, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade, mas ...

Quais são as principais causas do transtorno afetivo sazonal?

  • As principais causas do surgimento do transtorno afetivo sazonal estão relacionadas à diminuição de substâncias do corpo ligadas ao humor e ao sono, como a serotonina e a melatonina. Essas substâncias tendem a reduzir nos períodos em que os dias são mais curtos e, consequentemente, há menos exposição à luz solar.

Qual a perspectiva de recuperação dos transtornos afetivos?

  • Com tratamento adequado, as perspectivas de recuperação dos transtornos afetivos são boas. No entanto, num grande número de casos essas são condições crônicas e graves. A maioria delas precisa ser tratada a longo prazo. Em geral, as pessoas com transtornos afetivos, que estão sendo tratadas, podem viver uma vida normal.

Qual a função do transtorno afetivo bipolar?

  • Olá Leticia, a principal característica do transtorno afetivo bipolar é a alteração do humor ou dos níveis de energia mental e física. A realização do tratamento do transtorno é muito importante não apenas na fase aguda, como também ao longo de toda a vida.

Postagens relacionadas: