O que significa tratar desigualmente os desiguais?

Índice

O que significa tratar desigualmente os desiguais?

O que significa tratar desigualmente os desiguais?

O princípio da isonomia assegura a todos os indivíduos oportunidades iguais, mas sem deixar de considerar as condições diferentes de cada um. Você já deve ter ouvido falar na frase que diz: “tratar desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade” não é mesmo? Sim, o conceito é exatamente este.

O que significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na exata medida de suas desigualdades?

O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p.

Quem disse tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais?

Aristóteles Para Aristóteles, a igualdade consistia em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Esse pensamento do celebre jus filósofo não quis disseminar o preconceito entre as diferenças, mas considera que já que essas diferenças existem que sejam tratadas como tais, com a finalidade de integrar a sociedade.

Quem criou a isonomia?

Clístenes O princípio da igualdade ou da isonomia provavelmente tenha sido utilizado em Atenas, na Grécia antiga, cerca de 508 a.C. por Clístenes, o pai da democracia ateniense.

Qual a diferença entre iguais e desigualais?

  • Para Aristóteles, a igualdade consistia em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Esse pensamento do celebre jus filósofo não quis disseminar o preconceito entre as diferenças, mas considera que já que essas diferenças existem que sejam tratadas como tais, com a finalidade de integrar a sociedade.

Como se trata a desigualdade com igualdade?

  • Não se pode tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade. Reinaldo Porchat, na solenidade de 29 de março de 1921, deixou esta célebre lição: A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais , na medida em que se desigualam....

Como funciona o princípio da igualdade?

  • O princípio da igualdade atua em duas vertentes: perante a lei e na lei. Por igualdade perante a lei compreende-se o dever de aplicar o direito no caso concreto; por sua vez, a igualdade na lei pressupõe que as normas jurídicas não devem conhecer distinções, exceto as constitucionalmente autorizadas.

Como entender o conceito de igualdade na Constituição?

  • E para entender o conceito de igualdade na forma da Constituição e preciso retroceder ainda mais no tempo e buscar os ensinamentos de Aristóteles que disse: “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente ...os desiguais, na medida de sua desigualdade.”

Postagens relacionadas: