Qual a condição para o desenvolvimento da moral autônoma?

Índice

Qual a condição para o desenvolvimento da moral autônoma?

Qual a condição para o desenvolvimento da moral autônoma?

Para alcançar a autonomia, é preciso que além da superação de suas tendências heterônomas e egocêntricas, a criança possa ter possibilidades de exercer a cooperação e a consciência de necessidade de regras boas e justas, ou seja, que possa ter boas experiências que a levem ao desenvolvimento autônomo.

O que é o desenvolvimento moral?

O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.

Porque o direito é Heteronomo E a moral autônoma?

A Moral apresenta-se como autônoma, enquanto o Direito, como heterônomo. Isso denota que a Moral é controlada pela própria consciência do indivíduo. ... A norma jurídica é colocada por outrem, advem do exterior; diferentemente da norma moral que é posta pelo próprio homem, advem do interior.

Como ocorre o desenvolvimento da moral segundo o que afirma Piaget?

Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.

Qual o papel da escola no desenvolvimento moral relacionando com os estágios do desenvolvimento?

No processo de construção e de desenvolvimento da moral, a escola é elemento significativo de formação, considerada sua função social e coletividade de relações entre professores, alunos e pais. A escola representa um ambiente de construção e reconstrução de conceitos.

Quais são as fases do desenvolvimento moral?

Piaget nos apresenta em seus estudos que existem três fases do desenvolvimento moral: anomia, heteronomia e autonomia.

Como Piaget entende o desenvolvimento moral?

Para Piaget, (1977, p. ... 11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.

Postagens relacionadas: