O que é a política fiscal?

Índice

O que é a política fiscal?

O que é a política fiscal?

A Política Fiscal é um conjunto de medidas adotadas pelo governo com a finalidade de equilibrar as contas públicas. Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia.

Quais são os efeitos da política fiscal?

A Fiscal é apenas uma das políticas econômicas existentes e que fazem parte do controle econômico de um país. ... Enquanto nas políticas fiscais a redução da taxa de juros gera um auxilia a conter a inflação, na monetária gera um aumento de demanda que faz com que a inflação cresça, por exemplo.

Quais as consequências positivas de uma política fiscal expansionista?

O impacto da política fiscal expansionista é a ampliação da produção e dos níveis de emprego. A Política Fiscal Restritiva refere-se à redução dos gastos governamentais e/ou aumento da tributação (carga tributária).

Quais são as três funções da política fiscal?

A política fiscal possui três funções: alocação, distribuição e a estabilização econômica.

Quais os instrumentos de uma política fiscal expansionista?

Política Fiscal expansionista As medidas nesse caso seriam: Aumento dos gastos públicos; Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos; Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

Quais são os efeitos de uma política macroeconômica expansionista?

Política monetária expansionista Quando isso é feito, a demanda por bens e serviços aumentam e com as taxas de juros mais baixas, as empresas contraem mais empréstimos para atender a procura. Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação.

Qual a relação entre o governo e a política fiscal?

  • A economia de um país depende de um equilíbrio e é isso que cria e torna a relação entre ela e a Política Fiscal tão importante. Quando pensamos no funcionamento de um governo, assim como acontecem nas empresas, controlar a entrada de recursos e o pagamento de custos operacionais é essencial.

Como funciona a política fiscal?

  • Com o objetivo de gerir as finanças dos governos, a política fiscal é normalmente usada para neutralizar as tendências tanto à recessão quanto à inflação. Um cenário de recessão ocorre quando a economia de um país perde a sua força. Isto se materializa, por exemplo, em uma queda do PIB.

Quais são os resultados da política fiscal?

  • Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado. Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos.

Quais são os objetivos da política fiscal?

  • Mais especificamente, a política fiscal busca a criação de empregos, o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade.

Postagens relacionadas: