O que é racionalidade comunicativa?

Índice

O que é racionalidade comunicativa?

O que é racionalidade comunicativa?

A racionalidade comunicativa se apresenta como uma alternativa crítica a essa concepção introspectiva e intuitiva do conhecimento. A concepção comunicativa de razão encontra nas expressões gramaticais elementos que tornam possível o conhecimento por atos de fala.

O que é racionalidade dialógica?

racionalidade que não seja instrumento de dominação, mas de democracia, que, além de compreender a esfera instrumental de conhecimentos objetivos, abrange a interação entre sujeitos, marcada por simbolismo e subjetivismo, experiências interpessoais e a contextualização dialógica de agentes linguísticos (2008, p.

Qual a diferença entre a razão instrumental E a razão comunicativa segundo Habbermas?

Ação comunicativa refere-se a uma teoria desenvolvida por Jürgen Habermas - filósofo e sociólogo alemão. Habermas contrapõe-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível, e introduz o conceito de razão comunicativa. ...

Qual a diferença entre o agir instrumental e o agir comunicativo?

Se existe uma racionalidade instrumental mediada pela economia e pelo poder, existe todo um agir comunicativo, que busca o entendimento e o assentimento entre sujeitos, tendo em vista uma ação comum, baseado na forma sem violência do discurso argumentativo.

Qual a principal contribuição de Habermas para o professor e a aprendizagem dos alunos?

Habermas diagnostica que o planejamento administrativo passa a afetar crescentemente o sistema cultural, conduzindo a escolar a perder sua vinculação com o mundo da vida, deixando de ser contexto de construção comunicativa dos conhecimentos e dos valores próprios da vivência dos alunos e professores.

Qual a finalidade da racionalização?

  • Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.

Qual a importância da racionalização na sociologia clássica?

  • A racionalização formou um conceito central na fundação da sociologia clássica, especialmente no que diz respeito à ênfase que a disciplina colocou - por contraste com a antropologia - sobre a natureza das sociedades ocidentais modernas.

Como se expressa uma pessoa racionalmente?

  • Nesta perspectiva, uma pessoa se expressa racionalmente à medida que se guia, relativamente, por pretensões de validade, ou seja, pressupõe uma relação reflexiva da personalidade com aquilo que crê, faz ou diz.

Qual a relevância da linguagem?

  • Do posto de vista pragmático, adotado por Habermas, a linguagem assume relevância enquanto elemento mediador das relações que os falantes estabelecem entre si, quando se referem a algo no mundo.

Postagens relacionadas: