Como funciona a rede de cuidados à pessoa com deficiência?

Como funciona a rede de cuidados à pessoa com deficiência?

Como funciona a rede de cuidados à pessoa com deficiência?

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é organizada nos seguintes componentes:

  1. Atenção Primária;
  2. Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências;
  3. Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Quais dentro da rede assistência do SUS os serviços oferecida para a pessoa com deficiência?

A Rede é organizada a partir da atenção Primária, Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências, e atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

O que é RCPD?

A fim de garantir o acesso de pessoas com deficiência (PCD) a todos os bens e serviços de saúde, foi criada a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). Tal política pretende garantir ações de promoção à saúde, identificação precoce de deficiências, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação.

Qual a principal função do fisioterapeuta da Atenção Básica ao tratar da pessoa com deficiência?

O profissional de fisioterapia elabora uma proposta terapêutica que ajuda o paciente no posicionamento correto do corpo na cadeira de rodas, mantendo um bom alinhamento corporal, evitando a contração dos músculos que possam gerar possíveis deformidades, garantindo conforto e segurança.

Quais os objetivos e como funciona a rede de cuidados à pessoa com deficiência?

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência busca ampliar o acesso e qualificar o atendimen- to às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais pontos de atenção fazem parte da rede de atenção às pessoas com deficiências?

4. Componentes da Rede: I - Atenção Básica; II- Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências; III- Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Quais são os programas na saúde pública que o profissional de Fisioterapia pode participar?

Nas UBS, a atuação da fisioterapia pode ser desenvolvida através desses dois modelos com ações de educação em saúde, atividades domiciliares, atividades em grupos, atendimentos individuais, ações intersetoriais, acolhimento e investigação epidemiológica (PORTES et al., 2011).

Qual a lógica do cuidado para pessoas com deficiência?

  • XI - Desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, estomia e múltiplas deficiências, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular; e

Quem é pessoa com deficiência?

  • Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência Leitos de cuidados prolongados; Centros Cirúrgicos qualificados para a atenção odontológica a pessoas com deficiência. Para mais informações Telefone: (61) e-mail: [email protected]

Como promover a reabilitação das pessoas com deficiência?

  • Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com deficiência, por meio do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária, em articulação com os órgãos de assistência social; Desenvolver ações intersetoriais de promoção e prevenção à saúde em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil;

Como promover a prevenção e a identificação precoce de deficiências?

  • Desenvolver ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências na fase pré, peri e pós-natal, infância, adolescência e vida adulta; Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com deficiência, por meio do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária, em articulação com os órgãos de assistência social;

Postagens relacionadas: