O que é ajuste a valor presente?

Índice

O que é ajuste a valor presente?

O que é ajuste a valor presente?

Conforme definição do CPC 12, o Ajuste a Valor Presente objetiva efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro (o valor de um direito ou obrigação descontadas as taxas implícitas em seu valor original, registrar essas taxas como despesas ou receitas financeiras).

Qual a fórmula do ajuste a valor presente?

O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde: VP é o Valor Presente. VF é o Valor Futuro. I é a taxa de juros vigente.

Como o ajuste a valor presente nos ativos é contabilizado?

A lei determina que sejam ajustados a valor presente os pontos do ativo e passivo oriundos de operações de longo prazo. Os demais integrantes do balanço só passarão por adaptação quando houver efeito relevante. ... Se uma dívida for renegociada, por exemplo, este passivo precisa ser trazido a valor presente.

Como o ajuste a valor presente dos ativos é contabilizado?

O Ajuste a Valor Presente deverá ser calculado com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.

Como é utilizado o valor presente no negócio?

  • O valor presente é utilizado para atualizar o valor do dinheiro no tempo, considerando inflação, juros e desvalorização da moeda, por exemplo. Além disso, são consideradas as incertezas que envolvem tanto os ativos quanto os passivos do negócio.

Qual a definição do Valor Presente?

  • Por definição, valor presente "é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro". A quantificação do ajuste a valor presente deve ser realizada em base exponencial "pro rata die", a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam.

Qual o valor presente de uma entidade?

  • Valor presente (present value) - é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade. Tal fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos. É cada vez mais comum que as entidades alonguem seus prazos de pagamento, e desta forma, o ajuste a valor presente objetiva ...

Qual é o valor justo?

  • Valor justo (fair value) - é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

Postagens relacionadas: