Como avaliar deficiência de vitamina K?

Como avaliar deficiência de vitamina K?

Como avaliar deficiência de vitamina K?

A deficiência de Vitamina K pode ser motivo de suspeita – e geralmente é descoberta – sempre que ocorre um sangramento inesperado ou excessivo. Nestes casos, o principal exame laboratorial realizado é o Tempo de Protrombina (também conhecido como Atividade de Protrombina, AP, TP ou RNI).

Qual a dosagem de vitamina K?

Quantidade recomendada
IdadeQuantidade recomendada
14 a 18 anos75 mcg
Homens com mais de 19 anos120 mcg
Mulheres com mais de 19 anos90 mcg
Gestantes e Lactantes90 mcg

O que acontece com a falta de vitamina K?

A deficiência de vitamina K resulta de ingestão extremamente inadequada, má absorção de gordura ou uso de anticoagulantes cumarínicos. A deficiência, particularmente comum em crianças amamentadas ao peito.

Qual a quantidade de vitamina K por dia?

Ingestão diária recomendada de vitaminas
IdadeFolato (mcg)Vitamina K (mcg)
Homens
9–13 anos30060
14–18 anos40075
19–70 anos400120

Para que serve o exame da vitamina K?

A avaliação dos níveis de vitamina K (filoquinona) é indicada para identificar a ausência ou baixa ingestão do nutriente, que resultam em problemas de saúde, como distúrbios da coagulação.

Qual a importância da administração da vitamina K após o nascimento?

Está comprovado na literatura médica que a administração adequada de vitamina K ao nascimento previne a doença hemorrágica. O objetivo da profilaxia é repor os estoques da vitamina K e assim evitar a ocorrência de sangramentos. Pode ser feita através da administração via intramuscular ou oral.

O que pode causar a falta de vitamina K no Recém-nascido?

A deficiência de vitamina K é comum em recém-nascidos, por causa da função hepática imatura e transferência de baixas quantidades de vitamina K através da placenta ou do leite materno. Se a vitamina K não é aplicada, a criança corre risco de sangramento, anteriormente conhecido como Doença Hemorrágica do Recém-Nascido.

Qual a dose de vitamina K para o recém-nascido?

  • Como profilaxia para a doença hemorrágica do recém-nascido, a Academia Americana de Pediatria (AAP), desde 1961, tem preconizado a dose de 1 mg de vitamina K intramuscular ao nascimento. Como alternativa, alguns países têm recomendado a administração da vitamina por via oral, na dose de 2 mg ao nascimento e doses subsequentes após o nascimento.

Qual a deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer?

  • A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.

Por que os bebês precisam de vitamina K?

  • Os bebês nascem com uma quantidade baixa de vitamina K em seu organismo. O intestino do recém-nascido possui poucas bactérias e por isso elas não produzem quantidades suficientes de vitamina K. Por essas razões é essencial que o pequeno receba suplementação deste nutriente.

Por que a vitamina K injetável pode provocar reações adversas?

  • De acordo com informações da bula, a vitamina K injetável pode provocar as seguintes reações adversas: Reações severas de hipersensibilidade (alergia) incluindo reações anafilactoides (reações alérgicas graves) e mortes têm sido descritas após administração parenteral; Raramente podem surgir placas eritematosas ...

Postagens relacionadas: