O que é uma alegoria?

Índice

O que é uma alegoria?

O que é uma alegoria?

Uma alegoria é um dos estilos de figuras de linguagem de uso retórico e que produz uma virtualização do real significado, não se atendo apenas ao sentido literal da obra, mas se aprofundando em outros sentidos. A palavra vem do latim allegoria, que significa ato de falar sobre outra coisa.

O que é sentido alegórico?

O termo alegoria designa uma figura de estilo utilizada nas artes visuais e na literatura para expressar idéias abstratas e/ou sentimentos. Trata-se de expressar um pensamento ou conceito por meio de uma ou várias imagens (ou metáforas), com as quais se passa de um sentido literal a um sentido figurado ou alegórico.

O que é uma alegoria bíblica?

A interpretação alegórica da Bíblia, é a abordagem que atribui uma interpretação mais-que-literal ao conteúdo de um texto (por exemplo, Bíblia). É partir do pressuposto que o texto comunica mais do que se está posto.

O que é alegoria pode nos ensinar?

Definição de alegoria Eles representam ideias e princípios abstratos usando personagens, figuras e eventos concretos. ... Eles contam uma história e transmitem uma idéia ou um princípio ao mesmo tempo; Seus objetivos principais são freqüentemente ensinar uma lição moral.

Qual a noção de alegoria?

  • A noção permite referir-se ao tipo de figura de linguagem em que algo representa ou significa outra coisa diferente. Da mesma forma, dá-se o nome de alegoria à obra literária ou artística de sentido alegórico. Uma alegoria é, neste sentido, um tema artístico ou uma figura literária que permite representar uma ideia abstracta através de outras ...

Qual a origem da palavra alegoria?

  • A palavra vem do latim allegoria, que significa ato de falar sobre outra coisa. Além do texto escrito, é possível encontrar uma alegoria na escultura e na pintura. Pode-se usar como exemplo de alegoria diversos tipos de textos, como a metáfora, a sátira, o símbolo, a fábula, o apólogo, a prosopopeia, o oximoro, a ironia e o mito.

Qual o objetivo de uma alegoria?

  • Como o objetivo de uma alegoria é transmitir um significado simbólico mais profundo, os alunos devem ser capazes de definir o termo e identificar as referências no trabalho da literatura. Este plano de aula a seguir é um recurso para ajudar professores e alunos a entender o conceito.

Como funciona a alegoria?

  • Embora funcione de modo semelhante a outras figuras retóricas, a alegoria é bem mais abrangente, envolvendo a metáfora , a sátira, o símbolo, a fábula, o apólogo, a prosopopeia, o oximoro e a ironia.

Postagens relacionadas: