Para que serve o alginato na odontologia?

Índice

Para que serve o alginato na odontologia?

Para que serve o alginato na odontologia?

O alginato odontológico é recomendado para realizar moldagens anatômicas para próteses, moldagens para modelos de estudos ou moldagens de hemi arcada. O tempo de manipulação do alginato odontológico varia de acordo com cada fabricante.

Como é feita a manipulação do alginato?

Toda a manipulação deve ser feita com o uso de máscara e a proporção pó-água nunca deve ser alterada com o objetivo de modificar o tempo de geleificação. Uma menor quantidade de água não permite que o pó reaja adequadamente, trazendo instabilidade dimensional e menor reprodução de detalhes.

Qual a reação de presa do alginato?

Existem duas opções de alginato: presa regular (tipo 2, tempo de trabalho: 3-4 min e de presa: 6-7 min) e presa rápida (tipo 1, tempo de trabalho: 1,2-2 min e de presa: 3,2-5 min). O tempo de trabalho e presa do alginato pode ser prolongado reduzindo a temperatura da água.

Quais as vantagens e desvantagens de se usar alginato para moldar o paciente?

Propriedades: - Dimensionalmente instável; - Altamente elástico ; - Rígido; - Resistente; - Flexível; Vantagens e Desvantagens do Alginato Vantagens - Baixo custo - Fácil manipulação - Escultura fácil e imediata - Superfície brilhante - Não produz alterações de importância nos tecidos dentários - Eliminação fácil se ...

Para que serve o alginato?

O Curativo de Alginato é indicado para feridas que apresentem perda parcial de tecido ou algumas lesões cavitárias e profundas. Ou seja, o Curativo de Alginato é indicado para as feridas com sangramento, agudas ou crônicas, infectadas ou colonizadas.

Quais são as propriedades do alginato?

AlginatoPropriedades físico-químicas:  Atóxico (não libera subprodutos)  Fluidez limitada  Elasticidade (baixa resistência ao rasgamento)  Recuperação elástica: 97,3% ALGINATO Adere a moldeira através de retenções mecânicas A estabilidade dimensional pode ser alterada em função da sinérese (perda do conteúdo ...

O que é a Geleificação do alginato?

Seu processo de geleificação se dá através de uma reação sol-gel, onde, na presença da água, o alginato de sódio (ou potássio) reage com o sulfato de cálcio formando uma rede molecular com ligações cruzadas (gel de alginato) (ANUSAVICE, 1998).

Qual o tempo de manipulação do alginato odontológico?

  • O tempo de manipulação do alginato odontológico varia de acordo com cada fabricante. Sendo o tipo 1 - presa rápida: de 1,5 a 3 segundos e tipo 2 - presa normal: 3,5 a 4,5 segundos. A Dental Focus é uma empresa especializada na distribuição e comercialização de materiais odontológicos

Qual o tipo de alginato recomendado para ortodontia?

  • Esse tipo de alginato possui alta estabilidade dimensional, a presa em boca é rápida (45’’) e é livre de poeira. ALGINATO PLASTALGIN: recomenda-se este tipo de alginato para obter moldes adequados para estudos de ortodontia e estudos clínicos.

Qual a origem do alginato?

  • O alginato possui duas variações: a de presa lenta e a de presa rápida. O alginato surgiu a partir da observação de um químico escocês sobre algumas algas marrons. O estudioso percebeu que esse tipo de alga produzia um extrato mucoso ao qual ele deu o nome de algin.

Por que o pó de alginato é irreversível?

  • Depois de vários estudos químicos, esta substância foi sendo aprimorada ate chagarmos ao pó de alginato utilizado atualmente. Dessa forma é correto denominar o alginato como um hidrocolóide irreversível pois ocorre uma reação química onde o material não pode reverter ao seu estado inicial (pré-presa), que é o pó.

Postagens relacionadas: