Quais as três principais características do movimento retilíneo uniforme?

Índice

Quais as três principais características do movimento retilíneo uniforme?

Quais as três principais características do movimento retilíneo uniforme?

Denominamos de movimento retilíneo uniforme, ou apenas MRU, um movimento onde a velocidade do corpo (módulo, direção e sentido) se mantém constante ao longo do tempo, ou seja, a aceleração do corpo é nula. Em outras palavras, no MRU, o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

Quais as principais características do MUV?

Em Física, definimos um movimento uniformemente variado como aquele que possui aceleração escalar constante e diferente de zero. Nesse tipo de movimento, a aceleração escalar média também é constante e igual à instantânea.

O que caracteriza um movimento retilíneo uniforme?

Em linha reta e no mesmo ritmo. Corpos que se deslocam em trajetória retilínea e com velocidade constante – ou seja, sem aceleração – estão em movimento retilíneo uniforme, ou MRU. Corpos em MRU percorrem sempre a mesma distância em um mesmo intervalo de tempo.

Quais as equações do MRU?

  • a) Como S = So + v.t e temos S = 4 + 28t , S0 = 4 m.
  • b) Como o móvel está em MRU, sua velocidade é constante . Se S = S0+ v.t e temos S = 4+28t, v = 28 m/s.
  • c) S = 4+28t, para t = 3s basta substituirmos, S = 4+28.3 = 88m.
  • d) Basta acharmos S5. Pela função temos S5 = 4+28.m.

Quais são as equações Horarias do MRUV?

O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .

Qual a velocidade do corpo durante todo o movimento?

  • Já que no MRU a velocidade do corpo se mantém constante durante todo o movimento, esse gráfico sempre será uma reta horizontal: Além disso, um fato interessante sobre esse tipo de gráfico é que o valor da área abaixo da linha do gráfico equivale à distância total percorrida pelo corpo durante o período de tempo t.

Qual a velocidade do movimento acelerado?

  • Movimento acelerado: tomemos como exemplo a função v=15+2t. Sabemos que sua velocidade inicial é v 0 =15m/s e a aceleração constante do movimento é igual a 2m/s 2, podemos perceber que qualquer valor para t positivo ou igual a 0 (t≥0)a velocidade sempre será positiva,logo o movimento é acelerado.

Quando o corpo está em movimento?

  • Dizemos que um corpo está em movimento quando ele possui uma velocidade não nula. Mas, não existe apenas um tipo de movimento, existem vários! Os mais simples, por exemplo, são aqueles onde a direção da velocidade do corpo não varia. É possível chamar esse tipo de movimento de movimento retilíneo, pois as suas trajetórias são sempre em linha reta.

Qual a classificação dos movimentos progressivo?

  • 1. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS PROGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial. RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial. 2.

Postagens relacionadas: