Como funciona o instituto da alienação fiduciária de um imóvel?
Índice
- Como funciona o instituto da alienação fiduciária de um imóvel?
- O que é registro de alienação?
- Quem são as partes na alienação fiduciária de imóvel e como ocorre a sua formalização explique?
- Quanto custa o registro de alienação fiduciária?
- Qual a possibilidade de alienação fiduciária de imóvel?
- Qual é a alienação fiduciária?
- Qual a garantia da alienação fiduciária de bens imóveis?
- Como funciona o contrato de alienação fiduciária?

Como funciona o instituto da alienação fiduciária de um imóvel?
Pois bem. A alienação fiduciária é uma garantia atribuída pelo devedor (fiduciante), que transfere a propriedade de seu imóvel ao credor (fiduciário), até que pague a dívida. Na prática, o devedor continua utilizando um bem que não mais lhe pertence.
O que é registro de alienação?
Com o registro da alienação fiduciária o devedor virará desde logo dono do imóvel. Mas dividirá esta propriedade com o credor até a quitação da dívida. Quando quitar a dívida, basta levar o termo de quitação assinado pelo credor ao cartório de Registro de Imóveis e pronto: será proprietário pleno do imóvel.
Quem são as partes na alienação fiduciária de imóvel e como ocorre a sua formalização explique?
Assim temos o devedor ou fiduciante, que é o sujeito que aliena a coisa imóvel com a finalidade de garantir uma obrigação principal, e, o credor ou fiduciário, que pela contratação, adquire a propriedade fiduciária pelo tempo em que subsistir a obrigação da qual é acessória.
Quanto custa o registro de alienação fiduciária?
Para solicitação de Registro/Averbação e Exame e Cálculo, será cobrado o valor de R$ 56,88 referente a prenotação + ISS do município de interesse. Para solicitação de Averbação de Cancelamento de Hipoteca / Alienação Fiduciária, será cobrado o valor de R$ 56,88 referente a prenotação + ISS do município de interesse.
Qual a possibilidade de alienação fiduciária de imóvel?
- Na prática, é possível que exista alienação fiduciária de imóvel através de um financiamento na caixa, bem como existe a possibilidade de pessoas físicas, através de um contrato registrado, realizarem a transferência de imóvel para garantir o pagamento de uma determinada dívida.
Qual é a alienação fiduciária?
- Como garantia, a alienação fiduciária é um direito acessório, dependente de uma obrigação principal, pela qual o devedor, por si ou por intermédio de terceiro, efetua a entrega de um bem imóvel ao credor, em propriedade resolúvel, enquanto viger a obrigação principal, que normalmente é de mútuo.
Qual a garantia da alienação fiduciária de bens imóveis?
- DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS A alienação fiduciária é a garantia consistente na transferência feita pelo devedor da propriedade resolúvel de bem infungível, para efeito de assegurar o pagamento de valor do financiamento concedido para sua aquisição.
Como funciona o contrato de alienação fiduciária?
- Sendo referente a imóveis, obviamente o contrato de alienação fiduciária deve ser levado a registro no cartório de imóveis respectivo, onde o bem em questão tem sua matrícula. Desdobramento da posse. Quando operada a alienação fiduciária, ocorre o que se chama desdobramento da posse.