O que é alienação social qual é sua função?

Índice

O que é alienação social qual é sua função?

O que é alienação social qual é sua função?

A alienação social se refere à forma como indivíduos de uma sociedade acabam sendo padronizados pelas formas de vida dentro de um contexto social que fazem com que percam, ainda que de maneira parcial, o seu senso crítico.

Qual a finalidade da alienação social?

  • A pessoa perde a real noção de sua de identidade e de seu valor como indivíduo. Por essa razão, na filosofia a alienação está relacionada com o conceito de "vazio existencial". A alienação social é referente a um estado mental do ser humano e é estudada pela sociologia.

Qual o estado mental da alienação social?

  • Nesse estado mental, ele pode não compreender que também é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do indivíduo e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.

Qual a consequência desse tipo de alienação?

  • Uma das consequências deste tipo de alienação é o isolamento social do indivíduo, que pode ser motivado por diversas razões. Este tipo de alienação é considerado o oposto do pensamento crítico, por exemplo. A alienação de bens é o ato ou efeito de alienar uma propriedade ou um bem, ou seja, ceder a posse para outra pessoa.

Qual o significado do termo alienação?

  • Na psicologia, o termo alienação designa os conteúdos reprimidos da consciência. Também pode indicar estados de despersonalização em que o sentimento e a percepção da realidade se encontram fortemente diminuídos.

Postagens relacionadas: