O que é alterações degenerativas nas articulações temporomandibulares?

Índice

O que é alterações degenerativas nas articulações temporomandibulares?

O que é alterações degenerativas nas articulações temporomandibulares?

Conheça os problemas na ATM Já as alterações degenerativas, normalmente, acontecem por um avanço da patologia articular. "São condições que alteram o formato das superfícies articulares, por alteração bioquímica e consequentemente estrutural da cartilagem e do tecido ósseo articular".

O que é artropatia degenerativa temporomandibular?

A doença articular degenerativa (DAD) é caracterizada por degeneração de tecidos duros e moles em torno de uma articulação levando à dor e alterações funcionais. A DAD da articulação temporomandibular (ATM) pode ser uma condição local ou ser secundária a uma doença sistêmica.

O que é osteoartrite ATM?

A osteoartrite é uma patologia articular que acomete a articulação temporomandibular (ATM), caracterizando-se pela deterioração e abrasão da cartilagem articular, com espessamento e remodelação local do osso subjacente.

Quais são os processos degenerativos da articulação temporomandibular?

  • Os processos degenerativos da articulação temporomandibular (ATM) são condições patológicas de origem multifatorial e indefinida. Apesar de existirem diversas patologias capazes de levar à degradação tecidual, a osteoartrite associada aos desarranjos internos é a forma mais comum de alterações degenerativas que afetam a ATM.

Qual o processo degenerativo da coluna vertebral?

  • Sabe-se que o disco intervertebral é a estrutura do sistema musculoesquelético mais vulnerável a alterações degenerativas, com início em idade precoce. O processo degenerativo da coluna vertebral pode ser organizado em 3 estágios distintos: disfunção, instabilidade e estabilização.

Qual a função da articulação temporomandibular?

  • Responsável por toda movimentação da mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM) permite complexos movimentos mastigatórios e está sujeita à diversas patologias.

Qual a degeneração do disco intervertebral?

  • Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna. A degeneração do disco intervertebral está associada com diversas entidades clínicas, como lombalgia, estenose do canal vertebral e hérnia de disco. Sabe-se que o disco intervertebral é a estrutura do sistema musculoesquelético mais vulnerável a alterações degenerativas, com início em idade precoce.

Postagens relacionadas: