Como calcular a intensidade do som?

Índice

Como calcular a intensidade do som?

Como calcular a intensidade do som?

A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonora, medida em watt/m². A menor intensidade sonora audível ou limiar de audibilidade possui intensidade I0 = 10–12 W/m². A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro do ambiente que é dado em decibéis.

Qual a intensidade do timbre?

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Qual é a altura do som?

  • Vejamos cada uma delas em particular. Altura é uma qualidade do som relacionada à frequência, que permite dizer se ele é um som grave ou um som agudo. Um som de baixa frequência é um som grave e um som de alta frequência é um som agudo. Quanto maior for a frequência, mais alto será o som.

Qual a intensidade do som?

  • A intensidade do som é uma propriedade que está relacionada com a energia de vibração da fonte sonora. Se uma fonte sonora vibra com grande energia temos um som de grande intensidade, caso contrário, de pequena intensidade. Essa energia é transportada da fonte até nossos tímpanos, que por sua vez, vibram e nos proporcionam a sensação auditiva.

Como calcular a intensidade do som?

  • A intensidade do som pode ser calculada se fizermos a razão da potência de uma onda sonora, ou seja, a quantidade de energia que ela emite a cada segundo, com a área cuja reta normal (uma reta que faz 90º com a superfície) é definida pela direção de propagação do som.

Como medir a intensidade do som?

  • Se uma fonte sonora vibra com grande energia temos um som de grande intensidade, caso contrário, de pequena intensidade. Essa energia é transportada da fonte até nossos tímpanos, que por sua vez, vibram e nos proporcionam a sensação auditiva. Assim como podemos medir o comprimento de um fio, podemos medir a intensidade do som.

Postagens relacionadas: