O que é uma alvenaria de vedação?

Índice

O que é uma alvenaria de vedação?

O que é uma alvenaria de vedação?

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

Qual a vantagem de construir com bloco estrutural?

Uma das principais vantagens que o bloco cerâmico estrutural entrega para uma obra está no aumento de produtividade e redução de custos. ... A argamassa pode ser economizada ao utilizar blocos de cerâmica, pois eles reduzem o volume necessário para preencher os vazios do concreto e diminuem os gastos com revestimento.

Quais são os tipos de alvenaria de vedação?

Tipos de Alvenaria de Vedação

  • Tijolo Baiano. Também é conhecido como tijolo furado e pode ter 4, 6, 8 ou 9 furos. ...
  • Tijolo Maciço. ...
  • Tijolo Refratário. ...
  • Tijolo Laminado. ...
  • Tijolo Ecológico ou Tijolo Solo-Cimento. ...
  • Tijolo Vazado.

Quais são as características construtivas da alvenaria de vedação?

A alvenaria de vedação é o método construtivo mais utilizado para vedar e separar ambientes de casas e edifícios no Brasil, sendo composta por blocos cerâmicos ou blocos de concreto sobrepostos com o uso de argamassa (mistura de água, cimento e areia). A alvenaria de vedação é dividida entre interna e externa.

Quais são os edifícios em alvenaria resistente?

  • A este propósito, salienta-se que mais de 60% dos edifícios em Portugal são em alvenaria resistente (33% dos edifícios com paredes resistentes sem serem em betão armado e 30% dos edifícios em pedra, ver Quadro 1).

Qual a rigidez necessária para a alvenaria?

  • Para ter a rigidez necessária, requer espessuras exageradas (até 60cm). Predominou no Brasil desde o primórdios da colonização até o século XIX, quando ainda era o principal material aplicado nas alvenarias (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo). 63 Fonte: http://www.ecocentro.org 11 4

Quais são os tipos de alvenaria?

  • Tipos de alvenaria. A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

Quais são as vantagens da alvenaria estrutural?

  • As principais vantagens da alvenaria estrutural são: 1 Rapidez e facilidade de construção. 2 Redução da mão de obra. 3 Maior economia. 4 Maior qualidade na execução. 5 Menor desperdício. More ...

Postagens relacionadas: