Como funciona a ação de extinção de condomínio?

Como funciona a ação de extinção de condomínio?

Como funciona a ação de extinção de condomínio?

A extinção do condomínio por via extrajudicial, ou seja, por comum acordo entre as partes é a mais indicada. ... Assim, os condôminos podem acordar a venda do bem, e o valor pago é dividido proporcionalmente à fração de cada um. Outra forma é um condômino comprar as cotas dos demais proprietários.

Quando cabe ação de extinção de condomínio?

Qualquer um dos condôminos pode propor a ação de Extinção de Condomínio, mesmo que tenha uma pequena participação na propriedade. Basta que esteja insatisfeito com a administração do imóvel, e que não deseje mais permanecer em condomínio de proprietários.

Quais as formas de extinção do condomínio Edilicio?

O condomínio pode ser extinto em caso de alienação do edifício, de aquisição de todas as unidades por uma única pessoa natural ou jurídica, de sua destruição, de ameaça de ruína, de desapropriação do imóvel, de destinação para uma finalidade diversa da estabelecida no seu ato constitutivo, e que não mais comporta a ...

Quais os documentos necessários para extinção de condomínio?

Escritura Pública de Extinção de Condomínio (cópia); b. Certidão do Registro de Imóveis (CRI) (cópia) do imóvel que foi desdobrado; c. Escritura Pública de aquisição (cópia) – apenas para o caso em que o imóvel desdobrado não esteja registrado no nome dos condôminos, conforme a respectiva CRI apresentada.

Quanto cobrar por um contrato de compra e venda de imóvel?

Geralmente 1% do valor de contrato.

Quanto um advogado cobra para fazer um contrato de compra e venda de um imóvel?

(e) Honorários de advogado: 2% do valor da venda, sendo no mínimo R$ 1.600,00. Assim, no exemplo acima, o comprador deve considerar que além do valor relativo ao preço de aquisição do imóvel, deverá ter disponível aproximadamente R$ 12.500,00, para fazer frente às despesas com a formalização do negócio.

Qual a conveniência de extinção do condomínio?

  • Inegável que, diante da impossibilidade de divisão cômoda do bem em estudo, bem assim em face da ausência de interesse na permanência da comunhão com o Réu, de conveniência a extinção do condomínio sobre o imóvel.

Como é possível extinguir o condomínio de proprietários?

  • Para extinguir o condomínio de proprietários, é necessário transformar o imóvel em algo divisível, especificamente, em dinheiro. A transformação do imóvel em dinheiro se dá através de uma ação judicial chamada “Extinção de Condomínio”, tecnicamente conhecida como “Alienação Judicial de Coisa Co-mum Indivisível”.

Como pleitear a extinção de condomínio?

  • Extinção de condomínio por via judicial O condômino que estiver descontente com a situação pode pleitear uma ação judicial denominada “dissolução de condomínio” ou “extinção de condomínio”. Nesse sentido, a ação pode ser proposta por qualquer um dos condôminos, independentemente de ter a menor fração do bem.

Como é formado o condomínio de proprietários?

  • O condomínio de proprietários pode ser formado pela aquisição conjunta do imóvel, ou em outras circunstâncias, como na distribuição de herança, ou na adjudicação de parte do imóvel por um credor. Uma vez formado o condomínio de proprietários, deve haver harmonia na administra-ção do imóvel, mas nem sempre ela ocorre.

Postagens relacionadas: