O que causa ateromatose carotídea?

Índice

O que causa ateromatose carotídea?

O que causa ateromatose carotídea?

A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

O que é o bulbo carotídeo?

O bulbo carotídeo é, por excelência, o local em que esse fluxo se comporta de modo mais complexo, sendo, por isso, o mais acometido pela aterosclerose. As partículas de colesterol adentram a camada íntima do vaso através das lesões do endotélio e, com o tempo, vão coalescendo.

Onde fica o bulbo carotídeo?

O que é carótida? As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço.

Qual a origem da obstrução da carótida?

  • A obstrução da carótida, seja ela parcial ou completa, é um importante fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC), chamado popularmente de derrame cerebral. Até 20% dos AVC tem origem na carótida.

Qual o objetivo de um exame das carótidas?

  • O principal objetivo de um exame das carótidas é identificar placas potencialmente instáveis, propensas a causar futuros infartos.

Quais são as artérias carótidas internas?

  • Já as artérias carótidas internas entram para dentro do crânio e vão vascularizar o cérebro. A maior parte das estenoses surge na área de bifurcação e na porção extracraniana da carótida interna (antes da artéria entrar no crânio).

Quais são os ramos interno e externo da carótida?

  • Posterior e superiormente, entretanto, os ramos internos e externos da carótida são separados pelas seguintes estruturas: Anteriormente, a artéria é recoberta por pele, pela fáscia superficial, o platisma, a fáscia cervical profunda e o músculo esternocleidomastóideo.

Postagens relacionadas: