O que significa um VPL positivo?

Índice

O que significa um VPL positivo?

O que significa um VPL positivo?

Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade. Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro.

Por que o cálculo do VPL é necessário?

O VPL é uma métrica que tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, graças ao fato de que o dinheiro que receberemos no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro possui no tempo presente.

O que é VPL em matemática financeira?

O Valor Presente Líquido (VPL) é utilizado para calcular atratividade de investimentos. ... Desta forma, precisamos descontar cada fluxo de caixa que ocorrerá para saber o quanto ele vale, hoje, e comparar este resultado com o valor investido.

Como fazer o cálculo da VPL?

Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).

Por que o VPL é negativo?

  • Caso o VPL dê um número negativo, significa que as despesas serão maiores que as receitas, ou seja, o investimento é inviável. Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade.

Por que o VPL é igual a zero?

  • Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro. Caso você se assuste com essa fórmula do VPL, há a possibilidade de resolver essa equação de forma mais rápida através do Excel. No Excel, tem-se duas opções de realizar o cálculo, por meio do VPL e do XVPL.

Qual a interpretação para o VPL?

  • A interpretação para o VPL é de que se for positivo o investimento é rentável, já se for negativo não é lucrativo, sendo assim não compensa ao investidor. Para se analisar se um projeto compensa ou não investir, o investidor pode usar o cálculo do VPL em conjunto a uma TMA, sendo esta o mínimo que ele propõe ganhar com um projeto.

Por que o VPL é importante para seu negócio?

  • O que é VPL e por que ele é importante para seu negócio? Uma das questões que sempre procuro abordar é a importância do planejamento para o seu negócio e como traçar metas ou prever cenários de maneira segura. A melhor maneira de fazer isso, claro, é através do uso de métricas confiáveis!

Postagens relacionadas: