O que é um argumento dedutivo e indutivo?

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." ... ARGUMENTO INDUTIVO: a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão.

O que é um argumento por dedução?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é argumento dedutivo de um exemplo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa. ... Esse é um exemplo clássico de argumento dedutivo: Todo homem é mortal.

O que é um argumento forte?

Um argumento forte é aquele em que é quase impossível que suas premissas sejam verdadeiras e sua conclusão seja falsa ao mesmo tempo.

Qual é a diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos exemplifique?

Argumento Dedutivo é quando uma generalização a leva a uma particularidade, normalmente a dedução deriva-se de uma lei ou teoria, já o argumento indutivo é o contrario uma particularidade a leva a generalização e normalmente deriva-se de fatos ocorridos através de um experimento.

O que é um argumento de analogia?

Um argumento analógico, também chamado de homoiotes, é um argumento no qual a premissa descreve semelhanças reconhecidas entre dois assuntos e a conclusão afirma a existência de mais semelhanças.

Qual o ponto de partida de uma dedução?

O ponto de partida de uma dedução é ou uma idéia verdadeira ou uma teoria verdadeira” (CHAUÍ, 1995, p. 66-67). René enfatiza que, para se cons- truir um discurso racional e científico, deve-se usar a intuição intelectual e ou a dedução (DESCARTES, 1971, p. 25).

O que é um argumento de exemplo?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Qual a força de um argumento indutivo?

  • A força de um argumento indutivo depende do grau de apoio que as premissas oferecem para a conclusão. Suponha que o remédio R do exemplo anterior tenha sido testado em dez mil pacientes ao redor do mundo e em praticamente todos os casos levou à cura da AIDS.

Qual o argumento indutivo para um professor de Filosofia?

  • William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio. Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais.

Como funciona o método indutivo?

  • O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente.

Qual a diferença entre o método indutivo e o dedutivo?

  • A diferença, no entanto, é que no método indutivo, essa conclusão pode ser ou não verdadeira. Isso porque, ele extrapola os limites das premissas. Por sua vez, no método dedutivo, a conclusão é extraída das próprias premissas. Por isso, o método indutivo é chamado de "ampliativo", enquanto, o dedutivo de "não ampliativo".

Postagens relacionadas: