O que é baciloscopia positiva?

Índice

O que é baciloscopia positiva?

O que é baciloscopia positiva?

A baciloscopia de esfregaço intradérmico deve ser utilizada como exame complementar para a identificação dos casos PB e MB de difícil classificação clíni- ca. Baciloscopia positiva classifica o caso como MB, independentemente do nú- mero de lesões. O resultado negativo não exclui o diagnóstico da doença.

Como interpretar resultados de baciloscopia?

O diagnóstico realizado por meio da baciloscopia apresenta baixa sensibilidade, uma vez que necessita da presença de no mínimo 5 mil a 10 mil bacilos/mL de amostra para que o resultado seja positivo, sendo capaz de detectar o bacilo em 50% a 60% dos casos.

O que é o exame de baciloscopia?

Pesquisa de bacilos em produtos orgânicos para diagnóstico etiológico das doenças.

O que define a tuberculose pulmonar como positiva?

Tuberculose pulmonar positiva – quando apresentam: duas ou mais baciloscopias diretas negativas e cultura positiva; Em caso de uma baciloscopia positiva e outra negativa, encaminhar para outros exames; não havendo disponibilidade de meios, iniciar tratamento de prova.

Qual a importância da baciloscopia?

A baciloscopia é obrigatória na tuberculose pulmonar porque identifica a maioria dos casos bacilíferos, que são as fontes mais importantes de transmissão da doença, além de ser um método simples, rápido e de baixo custo.

Qual a sensibilidade da baciloscopia?

Apesar da baciloscopia do escarro possuir baixa sensibilidade (40% a 60%), permanece como um dos exames mais importantes para o diagnóstico de TB, pois detecta os pacientes que apresentam maior chance de infectar a comunidade.

Qual o resultado positivo da colonoscopia?

  • O resultado positivo da colonoscopia não necessariamente indica câncer, como muitas pessoas pensam e se preocupam. Achados na colonoscopia podem indicar condições como: Diverticulose;

Qual o resultado de um teste positivo?

  • Um "resultado de teste positivo" significa que o laboratório encontrou uma alteração genética específica (ou mutação) que está associada com uma síndrome de câncer hereditária. Um resultado positivo pode: Confirmar o diagnóstico de uma síndrome de câncer hereditária.

Quais são as questões sobre o exame do bacilo de Koch?

  • Neste texto vamos abordar questões relativas a r ealização do exame, coleta da amostra de escarro, quantas amostras deve ser coletadas, quando levar ao laboratório para realização do exame e outras informações importantes sobre o exame do bacilo de koch (BK) ou BAAR.

Postagens relacionadas: