O que é uma instituição de sequestro?

O que é uma instituição de sequestro?

O que é uma instituição de sequestro?

"São aquelas instituições que retiram compulsoriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc.", diz Alfredo Veiga-Neto.

Como se chama a escola filosófica que caracteriza o pensamento de Foucault?

Palavras-chave: Foucault. Honneth. Escola de Frankfurt. Crítica do Poder.

O que é a escola para Foucault?

Filosofia continental Influence and reception of Friedrich NietzschePós-estruturalismo Michel Foucault/Escolas

O que seria uma filosofia da educação foucaultiana?

Para Foucault as instituições pedagógicas funcionam como um meio de se produzir sujeitos. Para as pedagogias, as instituições escolares poderão funcionar como um agente transformador de sujeitos, portanto para ambos é na escola que um novo sujeito surgirá.

O que é a Docilização dos corpos?

A docilização dos corpos pela disciplina visa tornar as pessoas “boazinhas”, sem lhes dar um espaço de reflexão acerca de sua posição na sociedade ou no mundo.

Como a escola exerce o controle sobre os corpos?

A escola se configura, assim, como uma máquina do poder disciplinar, da mesma forma o hospital, o exército, a fábrica e a prisão. Na escola, entre os funcionamentos do poder disciplinar estão os mecanismos que buscam o controle dos corpos que nos chamam a atenção por sua relação com a produção das indisciplinas.

Como se caracteriza a episteme da Renascença?

Nesta obra em questão, Foucault identifica três tipos de episteme, referentes a três períodos diferentes: a episteme da Renascença, referente à era da semelhança ou ao período pré-classico (até o século XVI); a episteme clássica, referente à era da representação ou ao período clássico (século XVII até meados do século ...

Qual a relação de Foucault com a educação?

Foucault tratou diretamente de questões relativas à Educação apenas em Vigiar e punir, mais especificamente na parte sobre a disciplina, e nos cursos finais, sobre os modos de subjetivação na Antiguidade, nos quais aparecem comentários pontuais, muitas vezes críticos, à Pedagogia.

O que é escola disciplinadora?

A escola como instituição disciplinadora Tal regime disciplinar consistia na utilização de métodos diversos, os quais permitiam um controle sobre o corpo e sobre a mente das pessoas, através do domínio sobre o tempo, sobre o espaço e até mesmo sobre os gestos e atitudes das mesmas (Foucault, 2004).

Qual o significado da palavra sequestro?

  • A palavra sequestro ( RO 1971: seqüestro) pode ter vários significados, dentre as quais se destacam: quando se refere a uma pessoa, trata-se do ato de privar ilicitamente uma pessoa de sua liberdade, mantendo-a em local do qual ela não possa livremente sair.

Qual a pena de sequestro?

  • Sequestro é crime segundo o Artigo 148 do Código Penal Brasileiro, que significa privar alguém de sua liberdade, mediante sequestro ou cárcere privado, colocando a pena de reclusão, de um a três anos. [2] A pena agravante de reclusão, de dois a cinco anos: [2]

Qual o significado do sequestro de bens?

  • Neste texto se analisa a palavra sequestro com o significado mais conhecido, o de sequestro de pessoas. Para o caso de bens, veja o texto sequestro de bens .

Postagens relacionadas: