O que é uma produção socialmente participativa?

O que é uma produção socialmente participativa?

O que é uma produção socialmente participativa?

Cultura participativa é uma expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez mais da condição de receptora passiva. Produzir conhecimento e disseminar informações e ideias tornou-se uma realidade recorrente.

Quais as características da cultura da convergência?

O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.

Qual o conceito de convergência midiática e qual o seu impacto no dia a dia das pessoas?

Convergência Midiática é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet.

O que é a era da convergência?

Na era da convergência, a influência dos colaboradores é potencializada pela possibilidade de propagação de conteúdo nas redes sociais. Este trabalho estuda a comunicação interna a partir das interações e das apropriações dos funcionários por meio dos dispositivos tecnológicos.

O que é uma transmídia?

Transmídia é a utilização de vários tipos de mídias, usadas de forma estratégica principalmente pela área do Marketing e da Comunicação, onde é criado uma variedade de conteúdos que se completam e nutrem um mesmo universo, trazendo para o indivíduo consumidor a sensação de um mar de possibilidades a serem exploradas de ...

O que é comunicação participativa?

Ou seja, Investiga práticas, processos, narrativas e produtos comunicativo-educativos em suas nuances sócio-históricos, políticas, econômicas, mas também subjetivas, artísticas, incluindo as relações entre raça, classe e gênero no interior destas práticas.

O que é cultura de fãs?

As práticas da cultura de fãs envolvem o domínio de conhecimentos, habilidades e o engajamento nas redes sociais e plataformas digitais, engendrando novos modos de aprendizagem. Criada pelos fãs, as fan fictions são narrações em prosa de histórias fictícias (JAMISON, 2017).

O que é a cultura midiática?

Cultura midiática tem a ver com determinada visão de mundo, com valores e comportamentos, com a absorção de padrões de gosto e de consumo, com a internalização de "imagens de felicidade" e promessas de realização para o ser humano, produzidas e disseminadas no capitalismo avançado por intermédio dos conglomerados ...

Quais são os principais meios midiáticos?

56), aonde afirma que os meios midiáticos caracterizam-se pelos meios de comunicação de massa e podem ser a internet, os jornais, as revistas, os livros, a televisão, o rádio, o cinema, a fotografia, o vídeo dentre outros.

Quais os conceitos de Jenkins?

Jenkins fundamenta seu argumento em um tripé composto por três conceitos básicos: convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa. Inteligência coletiva refere-se à nova forma de consumo, que tornou-se um processo conjunto e pode ser considerada uma nova fonte de poder.

Como começar o processo participativo?

  • É fundamental que, uma vez decidido a começar o processo participativo, você envolva todos os profissionais na iniciativa. Traga novas possibilidades e incentive a interação de qualidade, estimulando a troca e a conexão produtiva dos colaboradores. 3. Acompanhe a evolução do processo (individual e coletivamente)

Qual a importância da cultura participativa?

  • Para Jenkins, a cultura participativa diminui barreiras à expressão artística, o que aumenta o estímulo à criação e partilha do que criamos com os outros. Nesse sentido, cada um dos participantes acredita na relevância da sua contribuição.

Quais são as principais características da pesquisa participativa?

  • Na Pesquisa-Ação Participativa, o grupo de pessoas que a realiza está envolvido em todo o processo de pesquisa. Desde o planejamento dos objetivos até o relatório final ou conclusão do projeto. Dessa forma, observa-se que as principais características dessa metodologia são:

Quais são os benefícios da gestão participativa?

  • Uma vez implantada e nutrida, a gestão participativa extrapola a organização e ganha o mercado, também influenciando positivamente no relacionamento com fornecedores e clientes, por exemplo. A mudança é grandiosa, profunda e vale muito a pena! Quais são os benefícios da gestão participativa?

Postagens relacionadas: