Qual o significado da palavra ênclise?

Índice

Qual o significado da palavra ênclise?

Qual o significado da palavra ênclise?

1. [ Gramática ] Colocação do pronome átono depois do verbo (ex.: conjugá-lo). ... [ Gramática ] Junção de uma palavra átona a uma palavra que a precede, ficando a primeira subordinada ao acento tónico da segunda (ex.: há-de ).

Quando eu uso a ênclise?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Quando se usa Proclise Mesoclise e ênclise?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.

  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Em qual das frases está aplicada a ênclise?

Em orações iniciadas com verbos Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.

O que é Proclise na língua portuguesa?

Próclise = pronome antes do verbo - Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. ... Obs: se houver vírgula depois do advérbio, ele eixa de atrair o pronome.

O que é mesóclise exemplos?

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. ... Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo. Exemplos: Desenhar-te-ei nos meus sonhos.

Quando usar o pronome antes e depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Postagens relacionadas: