O que é TPM em Lean?

Índice

O que é TPM em Lean?

O que é TPM em Lean?

O que é TPM Lean Manufacturing? O TPM – Manutenção Produtiva Total – faz parte da filosofia enxuta da Lean, sendo uma das ferramentas de implementação. Basicamente, é manter a produção sem interrupções, sem paradas ou lentidão, defeitos ou acidentes.

O que é TPM manutenção preventiva?

A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.

Qual é a relação existente entre a TPM e o Lean?

Enquanto o pensamento lean tenta eliminar desperdícios em relação à mão-de-obra, máquinas, materiais e métodos, o TPM mergulha fundo na área específica de perdas na produção relacionadas ao componente 'máquina'.

O que é TPM e seus pilares?

A Manutenção Produtiva Total deseja aumentar a produtividade, a eficiência e a segurança ao empoderar operadores e líderes de equipe para desempenhar um papel proativo na manutenção dos equipamentos no cotidiano.

Quais os pontos chaves da TPM?

CINCO PONTOS CHAVES DA TPM 1 - Controle Total das Perdas; 2 - Cultura Prevencionista; 3 - Envolve toda a força de trabalho da empresa; 4 - Trabalho em equipe; 5 - Abrange todos os setores e atividades.

O que são os 8 pilares da TPM?

A Manutenção Produtiva Total deseja aumentar a produtividade, a eficiência e a segurança ao empoderar operadores e líderes de equipe para desempenhar um papel proativo na manutenção dos equipamentos no cotidiano.

Qual a origem do TPM?

  • A origem do TPM A manutenção preventiva teve sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Japão em 1950. Até então, a indústria japonesa trabalhava apenas com o conceito de manutenção corretiva, após a falha da máquina ou equipamento.

Quais são os benefícios da TPM?

  • A manutenção produtiva total traz diversos benefícios para a indústria que aplica seus conceitos. Para deixar mais claro, irei listar aqui alguns dos principais benefícios da filosofia, confira: Quais são as principais características da TPM? A filosofia TPM possui alguns pilares que englobam toda a ideia por trás da sigla.

Como funciona a TPM?

  • A TPM engloba todo o ciclo de vida útil da máquina e do equipamento, neste sistema opera engenharia, a produção e a manutenção, é um processo motivacional por se trabalhar em equipe.

Quais são as perdas do TPM?

  • O TPM busca acabar com seis tipos de perdas que afetam a grande maioria dos processos produtivos, sendo elas: Quebras: aqui são as perdas relacionadas a quantidade de itens não produzidos por conta de quebras no equipamento. Setup: aqui é a quantidade de itens que não foram produzidos devido ao tempo perdido no setup das máquinas.

Postagens relacionadas: