Como funciona o sensor TPS?

Índice

Como funciona o sensor TPS?

Como funciona o sensor TPS?

O Sensor de Posição da Válvula de Aceleração (TPS) é utilizado para determinar a posição angular do eixo de um componente mecânico ou a posição linear da haste de uma válvula. A posição angular é detectada por um potenciômetro circular e a posição linear, por um potenciômetro linear.

Onde fica o sensor TPS?

Nos carros com injeção eletrônica, o sensor de posição da borboleta – também chamado de sensor TPS – é encontrado no corpo de borboleta, seu o objetivo é transmitir ao ECM (Engine Control Module – Módulo de Controle do Motor) a posição angular que o eixo da válvula borboleta se encontra.

Qual o defeito do sensor de borboleta?

Os defeitos mais comuns provocados por falhas no circuito do Sensor de Posição da Borboleta são: - Marcha-lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão elevada com a borboleta fechada. Esse defeito em alguns casos é intermitente.

Como saber se o sensor TPS está ruim?

Quais os sintomas de defeitos mais comuns causados por falhas no Sensor TPS?

  1. Marcha lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão incorreta com a borboleta fechada. ...
  2. Marcha lenta baixa (motor “morrendo” em desacelerações): Sensor enviando tensão incorreta com a borboleta fechada.

O que é TPS moto?

Sensor TPS – mede o ângulo de abertura da borboleta aceleradora, fazendo com que a ECU interprete o quanto a manopla aceleradora foi rotacionada. Isso faz com que a ECU mande um comando para o eletroinjetor para que este possa permanecer aberto ou não, de acordo com a quantidade de combustível necessária a ser enviada.

Para que serve o sensor eletrônico TPS da Factor?

O sensor TPS é fixado no corpo de borboleta, e tem como função converter a posição da borboleta em sinal eletrônico, por meio dele a unidade de comando identifica as condições de sua moto.

Qual a tensão de alimentação do sensor de posição do acelerador TPS?

O TPS é um sensor do tipo potenciômetro e deve ser testado com um multímetro. A ECM aplica uma tensão refe- rencial de aproximadamente 5V (VDC) de alimentação. A resposta do TPS para a ECM por sua vez varia de 0 a 5V dependendo da abertura da borboleta (quanto mais aberta, maior a tensão).

Qual é a função do sensor borboleta?

Também conhecido como sensor TPS, a peça tema de hoje é responsável por medir a abertura a da borboleta de aceleração, essa por sua vez é controlada pelo motoristas conforme este acelera ou desacelera seu carro.

O que acontece quando o atuador de marcha lenta está ruim?

Quando o atuador de marcha lenta apresenta problemas, a marcha lenta fica irregular. Um exemplo disso é quando você está com o carro parado em um sinal fechado e o seu conta-giros fica oscilando como se você estivesse acelerando e desacelerando o carro.

Onde fica o sensor da moto?

Ele fica localizado na saída do motor para o escapamento das motos com injeção eletrônica, posição ideal para que ele atinja a temperatura necessária começar a operar, a partir de 300 ºC.

Qual é o significado da sigla TPS?

  • Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System) TPS é a sigla para Toyota Production System ou, em português, Sistema Toyota de Produção. Trata-se de uma cultura organizacional que tem como objetivo expor e resolver os problemas nos mais diversos ambientes e situações.

Como foi criado o TPS?

  • Ele usou o princípio de jidoka criado por seu pai para desenvolver seu próprio conceito – just-in-time? – que se tornou o outro pilar do TPS. Após a II Guerra Mundial, a necessidade de tornar a produção mais eficiente cresceu. Um dos engenheiros mais jovens da Toyota, Taiichi Ohno, recebeu a tarefa de aumentar a produtividade da empresa.

Quem é o pai do TPS?

  • Hoje, Ohno é conhecido como o pai do TPS, por ter desenvolvido e aplicado o processo nas fábricas. O TPS foi sendo desenvolvido e refinado ao longo das décadas. Hoje, ele pode ser aplicado aos mais variados tipos de negócios das esferas pública e privada.

Postagens relacionadas: