Quantos e quais os tipos de tubulões que temos?

Índice

Quantos e quais os tipos de tubulões que temos?

Quantos e quais os tipos de tubulões que temos?

Tipos de Tubulão Os tubulões são escolhidos em função do tipo de terreno a ser penetrado e também do nível do lençol freático, sendo eles segregados em dois tipos: tubulões a céu aberto e tubulão a ar comprimido (pneumático).

Como os tubulões podem ser classificados?

Os tubulões podem ser classificados em: tubulão a céu aberto e a ar comprimido ou pneumático.

Como é feito o tubulão tipo Chicago?

O tubulão tipo Chicago é um tipo de tubulão escavado a céu aberto, onde o escoramento das paredes do fuste é feito com madeira preso por anéis metálicos. O poço é aberto por etapas. Em uma certa profundidade, colocam-se as pranchas de escoramento.

Quais são os tubulões?

  • Os tubulões tratam-se de fundações profundas de concreto, as quais são feitas em obra e tem a função de transmitir as cargas estruturais para solos que possuam uma maior capacidade de suporte. Eles consistem no encamisamento da estrutura de fuste com anéis de concreto ou então tubos de aço.

Qual o profissional habilitado para a concretagem do tubulão?

  • Deve haver a inspeção de engenheiro ou profissional habilitado para certificar que o solo da base do tubulão encontra-se em conformidade com o esperado no projeto, além de verificar a limpeza do poço, a fim de liberar a concretagem do tubulão. A concretagem do tubulão deve ser feita imediatamente após o inspeção do mesmo.

Como fazer a escavação do tubulão a ar comprimido?

  • A escavação do fuste desse tipo de tubulão sempre é executado com um revestimento (camisa) que pode ser de concreto ou metálica e podem, ou não, serem recuperadas após a concretagem do tubulão. Devido ao seu projeto executivo, os tubulões a ar comprimido são armados por toda sua profundidade.

Por que não pode ser realizado o alargamento em dois tubulões?

  • Além disso, também determina que não pode ser realizado o alargamento das bases concomitantemente em dois tubulões que estejam a uma distância menor que 2,5 vezes o diâmetro da maior base. Por fim, a norma determina que o solo de apoio de tubulões deve ser aprovado por profissional habilitado antes da concretagem do tubulão.

Postagens relacionadas: