Quais são as exclamações?

Índice

Quais são as exclamações?

Quais são as exclamações?

Interjeições exclamativas: são palavras ou expressões de outras classes gramaticais que exercem a função de interjeição: Credo!, Perdão!, Silêncio!, Chega!, Basta!, Ave Maria!, Macacos me mordam!, Tomara!, Cale-se!, Desculpa!, Céus!...

Qual o significado da exclamação?

Significado de Exclamação substantivo feminino Ato de exclamar, de demonstrar alegria, surpresa, indignação. Dito ou grito de quem demonstra essa alegria, surpresa, indignação. ... Sinal de pontuação colocado depois de uma exclamação, de uma sentença que expressa um sentimento (alegria, surpresa, indignação etc.).

Qual o ponto de exclamação?

  • A exclamação é o ato ou efeito de exclamar. É um termo que vem do latim exlamatiŏne. Pode, por exemplo, ser um grito súbito de admiração, de prazer, de espanto, de horror (podendo também ser uma interjeição). Portanto, o ponto de exclamação visa expressar sentimentos ou emoções e acompanha interjeições.

Quais são as frases exclamativas?

  • Alegria, dor, súplica, etc., são alguns dos sentimentos que podem ser expressos e contextualizados na oração mediante o uso do ponto de exclamação. As frases exclamativas expressam sentimentos diversos, pois é o emprego básico do ponto de exclamação. Veja exemplos de orações abaixo: Exemplo 1: Que bela noite de lua!

Quais são os pontos de interrogação e de exclamação?

  • Tanto o ponto de interrogação como o de exclamação possuem, na essência, o mesmo valor do ponto final. Ou seja, eles são utilizados no final de frases para indicar o término do discurso. Para tanto, nas frases que apresentem mais de um ponto de exclamação ou interrogação, normalmente, são empregadas as letras maiúsculas, por exemplo:

Quais são os pontos de exclamação no modo imperativo?

  • No entanto, há alguns casos em que os pontos de exclamação são empregados no início da frase e depois do chamamento: Lúcia! Venha para a festa. Ou ainda podem aparecer numa frase que tem somente a expressão de chamamento: Pessoal! Os verbos no modo imperativo indicam uma ordem, orientação, conselho ou pedido.

Postagens relacionadas: