Quais são as lesões não cariosas?

Quais são as lesões não cariosas?

Quais são as lesões não cariosas?

As lesões não cariosas podem acometer todas as faces dos dentes e se caracterizam pela perda patológica, lenta e irreversível da estrutura dental, não relacionada com a doença cárie e sem envolvimento bacteriano, podendo se desenvolver em um ou mais dentes da cavidade oral.

O que são lesões cervicais não cariosas?

As lesões cervicais não cariosas são lesões de etiologia complexa e multifatorial e, portanto, sua restauração com resina composta deve ser realizada apenas após ou concomitantemente à remoção dos fatores causais e caso haja comprometimento funcional e/ou estético do paciente.

Quais os diferentes tipos de lesões não cariosas na odontologia?

Dada a complexidade da etiologia, erosão, abrasão e abfração são didaticamente denominadas de lesões cervicais não cariosas, cujo termo faz referência ao processo em si, entretanto, sem considerar as causas.

Como tratar lesões cervicais não cariosas?

O tratamento pode variar, podendo ser orientação das técnicas de escovação, uso de dentifrícios, controle da ansiedade, ajuste oclusal, uso de dessensibilizantes e restaurações em resina composta. O que vai determinar o tratamento é identificar os fatores desencadeantes das lesões (BRUGNERA JUNIOR, 2005).

Quais são os tipos de lesões cervicais?

Lesões Cervicais não Cariosas: conheça as principais e como prevenir

  • Endógenos (parafunção e desgaste);
  • Exógenos (mastigação, ocupações e próteses odontológicas): pode ser do tipo estática ou fadiga (cíclica).

Quais as características de uma lesão causada por Biocorrosão?

Clinicamente, as lesões de corrosão caracterizam-se pela perda do brilho normal dos dentes, sendo a superfície da lesão muito lisa e altamente polida, côncava (em forma de 'U'), rasa e sem ângulos nítidos podendo apresentar alteração de cor (Castro, 2014; Carvalho, 2010).

O que é lesões cervicais?

Lesões cervicais podem ser de origem cariosa ou não cariosa e se caracterizam pela perda de tecido duro na região próxima à junção amelocementária. Estas lesões podem estar associadas a uma inflamação e/ou recessão gengival e ainda, a uma hipersensibilidade dentinária, especialmente quando a dentina está exposta.

O que é LCNC?

A lesão cervical não cariosa (LCNC) é uma lesão caracterizada pela perda de esmalte na região cervical do dente, sem envolvi- mento bacteriano¹. A etiologia é quase sempre multifatorial, mas pode ter início pela erosão, atrição, abrasão ou abfração.

O que são lesões cervicais?

Lesões cervicais podem ser de origem cariosa ou não cariosa e se caracterizam pela perda de tecido duro na região próxima à junção amelocementária. Estas lesões podem estar associadas a uma inflamação e/ou recessão gengival e ainda, a uma hipersensibilidade dentinária, especialmente quando a dentina está exposta.

O que é uma lesão cervical?

Uma vértebra pode sofrer diversos tipos de lesões traumáticas. O mais comum é sua fratura, com ou sem esmagamento, mas o pior é a transfixação da medular cervical pela vértebra luxada (deslocada). Esta luxação (deslocamento horizontal da vértebra), por sua vez, pode ser total ou parcial.

Qual a causa da lesão cariosa?

  • 12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Como ocorra esse tipo de lesão?

  • Contudo, vários fatores estão envolvidos para que ocorra esse tipo de lesão. Três grandes grupos podem ser definidos como os principais, são eles: Tensão, Fricção e Biocorrosão. A tensão envolve dois fatores: Exógenos (mastigação, ocupações e próteses odontológicas ): pode ser do tipo estática ou fadiga (cíclica).

Qual o fator decisivo para o aparecimento destas lesões?

  • O fator decisivo para o aparecimento destas lesões – e muitas vezes desconhecido pela falta de uma boa anamnese – é a biocorrosão. Onde entram dietas com alimentação ricas em ácido, placa bacteriana e doenças gástricas que interferem diretamente na boca.

Por que essas lesões causam erosão da estrutura dental?

  • Essas lesões são causadas por fatores como bulimia, anorexia nervosa e problemas gastresofágicos (regurgitações e vômitos). Fatores extrínsecos como alimentos e bebidas ácidas (refrigerantes, sucos de frutas, isotônicos e chás) também causam erosão da estrutura dental.

Postagens relacionadas: