Qual a função da alma irascível?

Índice

Qual a função da alma irascível?

Qual a função da alma irascível?

A conduta ética que deflui da alma logística (racional) é exatamente a de realizar o controle e equilíbrio entre as partes da alma, de modo que o todo se administre por força racional controlando os instintos ferozes (alma irascível) e o descontrole sexual (alma apetitiva).

Quais são as três partes da alma imortal humana?

Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.

Qual a especificidade da alma?

  • Especificidade da alma: A alma é simples porque é indivisível, diferente do corpo que se divide em partes, dotada de movimento próprio e de conhecimento. 4. Imortalidade da alma:

Qual é a noção de alma?

  • Elaborado em 08/2006. A noção de alma é encontrada em quase todos os povos e culturas, constituindo-se em um objeto de constante elaboração filosófica, desde os pitagóricos até a teologia contemporânea ou a psicanálise de Jung [01].

Qual a função da alma humana?

  • Em decorrência de suas relações com o corpo, a alma humana não é uma unidade simples, mas é múltipla, conforme a função que realize: conservação do corpo, proteção do corpo e conhecimento. Platão situa cada função da alma numa região do corpo:

Qual a semelhança entre a alma e o corpo?

  • - Logo, a alma tem com a espécie invisível mais semelhança do que o corpo, mas este tem, com a espécie visível, mais semelhança do que a alma? - Necessariamente, Sócrates" (Fedon, 78 b- 79 a, trad. J. Paleikat). 5. O movimento da alma: Para Sócrates a alma é causadora do movimento, por um poder não recebido de fora.

Postagens relacionadas: